Tribunal de Contas do Espírito Santo segue luta contra o Câncer de Mama

Conselheiros, auditores e procuradores vestiram gravata rosa durante a Sessão Plenária, que contou com a participação de membros da Diretoria da Associação Feminina de Estudo e Combate ao Câncer (Afecc)

O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) aderiu à campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida – e realizou nesta terça-feira (23) o “Dia D” de mobilização e conscientização dos servidores à causa. Conselheiros, auditores e procuradores vestiram a gravata rosa da campanha durante a Sessão Plenária que contou com a participação de membros da Diretoria da Associação Feminina de Estudo e Combate ao Câncer (Afecc).

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Carlos Ranna, agradeceu a Afecc e a todos os servidores que aderiram à campanha e ressaltou a importância da ação para despertar o interesse da população para o diagnóstico precoce do câncer. “O Tribunal está orgulhoso por participar deste movimento. Mostramos para sociedade atrás das togas existe o ser humano”, disse.

A diretora-administrativa da Afecc, Léa Regina Penedo Gonçalves, filha do ex-conselheiro do TCE, Dylio Penedo, fez um discurso emocionado e agradeceu a adesão de todos os servidores ao Outubro Rosa. “Hoje é um dia de muita alegria e todo esse apoio confirma que estamos no caminho certo. Nossa bandeira é que o câncer tem cura. Por isso a mobilização é tão importante. Ver o Tribunal de Contas engajado neste movimento nos faz ter orgulho de ser capixaba”, ressaltou a diretora.

Durante a terça (23), o TCE e seus servidores vestiram-se de rosa para o “Dia D” de mobilização. Foram vendidas mais de 200 camisas oficiais da campanha e distribuído material informativo sobre a prevenção. A ação contou com a presença da Marly, garota propaganda do Outubro Rosa, personagem teatral da peça Hello Creuzodete.

Outubro rosa

No Espírito Santo, a campanha Outubro Rosa é promovida pela Associação Feminina de Estudo e Combate ao Câncer (Afecc). No TCE, várias ações foram desenvolvidas durante todo o mês – dentre elas a iluminação da fachada – culminando no “Dia D”, nesta terça-feira (23).

O Tribunal também mobilizou os servidores a doarem utensílios para o bazar permanente mantido pela Afecc, com renda total revertida para pacientes em tratamento e suas famílias. A “Caixa do Desapego” recebeu centenas de donativos.

A campanha Outubro Rosa tem como foco a prevenção do câncer, destacando a mobilização social e conscientização. O desafio, de acordo com especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura.

Saiba mais

O movimento popular internacionalmente conhecido como ‘Outubro Rosa’ é celebrado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 1990 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajuda milhares de pessoas.

Leave a Reply