Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Sensibilização aponta papel do engajamento e da estratégia para sucesso do Plano Estratégico 2017-2022 do TCE/SC

img_8773-largeboa“Estratégia é a adequação das atitudes de uma organização ao ambiente em que ela opera e aos recursos de que dispõe”, definiu o consultor Ezequiel Rosa, da G4F Soluções Corporativas — empresa contratada para elaboração do Plano Estratégico 2017-2022 do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) —, nesta terça-feira (1º/11), durante palestra de sensibilização, no auditório principal do edifício-sede. O conceito resume o desafio que orientará os diversos atores do TCE/SC na formulação dos projetos prioritários da Instituição, nos próximos seis anos.

Rosa e Raphael Valente, gerente de projetos da G4F e responsável pela elaboração do documento, conduziram a atividade, voltada a todos os servidores do Tribunal, e destacaram a importância de estimular o engajamento dos diversos segmentos do público interno na formulação do novo Planejamento Estratégico, que deverá estar concluído em março de 2017.

Os dois palestrantes, a exemplo do assessor da presidência Neimar Paludo, membro da Comissão de Coordenação do Planejamento Estratégico do TCE/SC, ressaltaram o papel dos diretores, coordenadores e chefes de divisão, na promoção de espaços de interlocução com os demais servidores, em favor de uma maior integração e da busca de contribuições para o aprimoramento do processo de planejamento. “É hora de pensar novamente sobre o que a gente quer e o que é exequível, reiterou Paludo. Na mesma direção, o presidente do Tribunal, conselheiro Luiz Roberto Herbst, lembrou que o momento é o de colocar a Instituição em primeiro lugar.

O evento de sensibilização abriu espaço para o envolvimento de todos que, de alguma maneira, serão impactados pelo processo de formulação e implantação do Plano Estratégico 2017-2022. Na oportunidade, foi demonstrado como se dará a construção do documento. O cronograma das atividades, estrutura, metodologia empregada, forma de execução, formulação de objetivos e metas e resultados esperados com a implantação do novo ciclo de planejamento também mereceram destaque.

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.