Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-PI: Audiência vai apresentar diagnóstico da Limpeza Pública no estado

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizará na próximo segunda-feira, 24, audiência pública sobre limpeza pública urbana, ocasião em que será apresentada a conclusão da auditoria feita nos 224 municípios piauienses. Trata-se do mais completo  diagnóstico já feito no estado, para avaliar a qualidade desse tipo de serviço e a satisfação da população. Gestores municipais, membros do Ministério Público e a comunidade em geral, estão sendo convidados para a audiência.

A auditoria avaliou todas as despesas públicas realizadas para a manutenção da limpeza pública, no exercício de 2011 e incluiu a análise técnica, em que foram observados a licitação, a execução, as licenças ambientais, os contratos para terceirização e  a gestão dos serviços. Durante as  inspeções in loco,os auditores do TCE puderam avaliar se os serviços de limpeza pública foram realmente efetivados, em confronto com as informações declaradas pelos gestores. Também foram verificados, o atendimento das exigências legais ( trabalhistas, ambientais e sanitárias)

Para a realização do trabalho de auditoria, os técnicos do TCE utilizaram como referência a Lei dos Resíduos Sólidos (Lei Nacional nº 12.305/10), que estabelece responsabilidades compartilhadas entre governo, indústria, comércio e consumidores sobre o destino final do lixo. De acordo com a Lei, o prazo para o fim dos lixões termina em 2014. Até lá, os municípios devem aperfeiçoar a destinação dos resíduos sólidos, criando aterros sanitários que obedeçam às regras de saneamento e tratamento.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LIMPEZA PÚBLICA URBANA
Dia 24 de junho de 2013
às 8:30h
Auditório do TCE

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.