Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Gaepe-RO orienta quanto à necessidade da manutenção do Plano de Retomada das Aulas Presenciais em Rondônia 

O Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Rondônia (Gaepe-RO) emitiu na última sexta-feira (6/8) nota técnica em que orienta os gestores das áreas de educação e da saúde do Estado e dos municípios a darem continuidade à execução do plano de retomada para retorno das atividades escolares presenciais. 

Nesse sentido, destaca a necessidade de manter as datas já definidas no referido plano, conforme autorizações de funcionamento definidas pelo Estado e protocolos sanitários e educacionais de retorno, observando-se as medidas necessárias para garantir a adequada oferta dos serviços educacionais (nos limites do contexto de enfrentamento da pandemia de Covid-19). 

A Nota Técnica nº 005/2021 (disponível neste link: https://tcero.tc.br/wp-content/uploads/2021/08/NOTA-TE%CC%81CNICA-GAEPE-5-2021.pdf) é subscrita por órgãos que integram o Gaepe-RO, como o Tribunal de Contas (TCE-RO), os Ministérios Públicos de Contas (MPC-RO) e do Estado (MP-RO), a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), o Tribunal de Justiça (TJ-RO), o Instituto Articule e o Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), e também pela Vigilância Sanitária Estadual (Agevisa). 

REDUÇÃO DAS MORTES 

Encaminhada às Secretarias de Educação (Seduc) e de Saúde (Sesau) e aos 52 municípios rondonienses, a nota técnica leva em consideração, entre outros pontos, indicadores do quadro geral da pandemia, como a redução da média móvel de mortes tanto no Brasil quanto em Rondônia. 

Destaca ainda que o fechamento das escolas, sem base técnico-científica, se torna inconcebível, especialmente pelo fato de o cronograma de vacinação ter colocado os profissionais de educação em posição de destaque, na primeira fase de imunização, que está em curso.  

Nesse ponto, lembra que, definidos os protocolos sanitários e pedagógicos próprios para a política educacional, a retomada das aulas presenciais, embora regrada, gradual, híbrida e progressiva, é imprescindível, já que está relacionada à garantia de direito humano fundamental (no caso a educação). 

MEDIDAS SANITÁRIAS 

Quanto às medidas sanitárias e de saúde recomendadas pela Agevisa para serem adotadas como referência pelas redes de ensino e escolas para adequação do espaço, distanciamento, sanitização de ambientes e higiene pessoal, acentua que os desatendimentos de tais normas devem ser observados caso a caso, em cada unidade escolar, e não serem considerados globalmente como justificativa para não retomada geral das aulas. 

Cita ainda a Estratégia de Monitoramento e a criação de comissões formalizadas no âmbito de cada secretaria de educação em conjunto com órgãos sanitários municipais, sob a liderança da Seduc em sintonia com deliberações advindas do Gaepe-RO, com a finalidade de verificação presencialmente nas escolas sobre a implementação dos protocolos para retorno às atividades presenciais, por meio de questionários específicos. O Plano de Operacionalização do Retorno às Aulas Presenciais para a retomada gradativa das atividades nas escolas de Rondônia, divulgado pela Secretaria Estadual de Educação de Rondônia e seguido pelos municípios, prevê o modelo híbrido de ensino, ou seja, combinando ensino a distância (virtual) com o presencial, por meio de rodízio de alunos, entre outras formas.

ASCOM TCE-RO

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.