TCE/BA é 1º lugar no Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021

O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) concedeu ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) o Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021. O projeto premiado em 1º lugar, na categoria Tecnologia, é a versão digital do Você Gestor, jogo de tabuleiro criado pelo TCE/BA no âmbito do projeto Educação é da Nossa Conta, coordenado pelo gabinete da conselheira Carolina Costa. A premiação contempla projetos que priorizam a função social dos tributos, do controle social e da importância da participação de todos sobre a qualidade dos gastos públicos.

A versão digital do Você Gestor faz parte das ações dos Planos de Comunicação 2020/2021 do TCE/BA. Em razão do isolamento social imposto pela pandemia, que impediu a aplicação do jogo em sua forma presencial nas escolas públicas, o TCE/BA desenvolveu também o projeto de jogo digital, que poderá ser acessado pelo celular ou por computadores. A fase inicial inclui a modelagem dos objetos em 3D e a construção dos gráficos de animação. O design e os objetos virtuais em 3D foram montados no programa Blender, e o motor utilizado no jogo é o Unreal Engine, ideal para jogar em celulares e computadores. Na segunda fase de produção do jogo, uma empresa especializada em jogos digitais se incumbirá de testar e disseminar o Você Gestor. O trabalho terá a supervisão do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc) do TCE/BA.

O jogo físico foi desenvolvido pela Ascom do TCE/BA, contando com a importante contribuição de servidores de diversos setores da Casa de Contas e Controle, a exemplo das Coordenadorias de Controle Externo, gabinetes de conselheiros, estagiários, entre outros, bem como do Ministério Público de Contas (MPC). O Você Gestor é resultado de um grandioso trabalho de equipe, em que os servidores do TCE/BA se empenharam para levar aos cidadãos uma ferramenta de educação que promova o controle social, ao mesmo tempo educando e divertindo.

Na avaliação do presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, a premiação da versão digital do Você Gestor é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Casa de Contas e Controle, o qual contribui para auxiliar o Tribunal na fiscalização dos recursos públicos e incentivar o controle social. “Vejo com muita satisfação esse prêmio, que é um estímulo para a nossa Casa. Com a criação desse jogo, o Tribunal mostra à sociedade que a sua função não se dá tão somente no caráter sancionatório, mas sobretudo pedagógico, quando orienta os cidadãos sobre a administração pública. De forma lúdica, a sociedade, principalmente o público jovem, poderá compreender melhor a missão do TCE, dando a sua contribuição através do controle social”.

DEPOIMENTOS

“Estou muito feliz com a premiação porque fez justiça a um trabalho que considero de máxima importância, que é ensinar a gestão pública de forma lúdica. O TCE está de parabéns, assim como o IAF, ao promover uma premiação que destaca a importância do controle social. De parabéns, acima de tudo, está a sociedade, que poderá contribuir com o Tribunal a partir dos ensinamentos do Você Gestor. Precisamos distribuir o jogo físico nas escolas, implantando ainda a sua versão virtual”.

Inaldo da Paixão Santos Araújo – Conselheiro-corregedor do TCE/BA, incentivador da ideia original do jogo e responsável pela aplicação do projeto piloto do Você Gestor na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

“É com grande alegria e entusiasmo que vejo essa premiação como símbolo do reconhecimento pelo árduo, incansável e comprometido trabalho desempenhado por essa Casa de Controle Externo no sentido de exercer na maior e melhor medida os seus deveres constitucionais. O Você Gestor, idealizado e gestado no âmbito do Projeto Educação é da Nossa Conta do TCE/BA, tem o claro objetivo de aproximar a sociedade, sobretudo os jovens, das nuances que permeiam a gestão pública, promovendo o seu engajamento no tema e, consequentemente, o fortalecimento do controle social e da cidadania. Parabenizo os servidores envolvidos por acreditarem e se desafiarem nessa missão”. 

Conselheira Carolina Costaincentivadora do projeto Você Gestor coordenadora do Projeto Educação é da Nossa.

“O jogo de tabuleiro ‘Você Gestor’ é um inequívoco reconhecimento do sucesso desse belo projeto do TCE/BA. Contextualizado na área do que atualmente se chama gamificação, configura-se em um interessante instrumento lúdico para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o conhecimento geral dos partícipes. Neste caso específico, o jogo visa contribuir no aprendizado de gestores públicos e no fomento da cidadania ativa, fundamental para o desenvolvimento do controle social. Creio que esses objetivos, somados ao potencial engajamento e despertar da curiosidade dos usuários, repercutiram positivamente na avaliação dos jurados do IAF, que reconheceram a importância e potencialidade desse projeto. Parabéns à ASCOM! Parabéns ao TCE/BA!”

Luciano Chaves – Secretário-geral do TCE/BA, responsável pelo desenvolvimento do Quiz do Você Gestor e pela aplicação do jogo na Universidade Bahiana de Direito.

“Para quem acredita na atuação do TCE/BA em prol da sociedade baiana, o jogo Você Gestor é mais que relevante. Vivenciar o processo de aplicação em unidades escolares do Ensino Fundamental, Médio e até da Educação Superior nos proporcionou sentir a magnitude do partilhar saberes sobre o Controle Externo e Social. Vimos e sentimos a Alegria dos participantes (estar vivo na etimologia da palavra). E em sintonia com os avanços tecnológicos, a versão digital será mais uma ferramenta de aprendizado. Viva!”

Cristiane Vasconcelos, professora que oferece suporte pedagógico ao conteúdo do jogo. É também a responsável pela aplicação do Você Gestor nas escolas públicas estaduais.

Fonte: ASCOM TCE-BA