Nos meses de junho e julho, os servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA)aprimoraram seus conhecimentos e tiveram novas oportunidades de aperfeiçoamento profissional com 12 cursos ofertados Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, da Corte de Contas.
Entre as temáticas debatidas nos cursos e palestras, estiveram os temas de inteligência artificial, auditoria de políticas públicas, oratória para lideranças, mobilidade urbana e saneamento básico, auditoria financeira, proporcionando cerca de 640 certificações aos servidores que participaram dos cursos nesse período.
O servidor Iranildo Pereira, que coordena a Fiscalização Especializada em Meio Ambiente do TCMPA, destaca a pluralidade temática das atividades que permitiram ampliação de diversas frentes de conhecimento. “Participei do curso de oratória para lideranças e também daquele destinado a debater sobre coleta e tratamento de esgoto sanitário. Um traz uma reflexão e técnicas sobre formas de comunicação voltada para as relações interpessoais, que muitas das vezes passam despercebidas, pois focamos muito em questões técnicas. O outro curso, sobre um componente do saneamento básico, chama a atenção para a importância do debate sobre essa temática específica, que ainda é considerada urgente no cenário do controle externo, por exemplo”, comentou ele.
O presidente do TCMPA, conselheiro Antonio José Guimarães, e a conselheira Mara Lúcia, diretora geral da Escola de Contas Públicas, estiveram presentes nos cursos e enfatizaram a atenção dedicada à qualificação profissional dos servidores, quando são atendidas as necessidades técnicas e habilidades interpessoais identificadas inclusive pelos próprios funcionários.
A Escola de Contas Públicas integra a estrutura organizacional do TCMPA e tem como objetivo principal a formação e aperfeiçoamento técnico-profissional dos membros, servidores e jurisdicionados da Corte de Contas, além de atuar no fomento à capacitação da sociedade civil, relativo ao conhecimento nas áreas de atuação do Tribunal de Contas dos Municípios e do preconizado controle social.
Fonte: TCM-PA