Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Treinamento do PNTP no Rio termina com orientação sobre critérios de transparência

O último dia do Treinamento Nacional das Equipes Técnicas do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) foi aberto nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro, com fala do vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo e Transparência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Carlos Ranna. A atividade reuniu representantes de Tribunais de Contas de todo o país para alinhar procedimentos da avaliação dos portais de transparência de órgãos públicos.

Durante a abertura, Ranna ressaltou o papel pedagógico da iniciativa, voltada à padronização de critérios e ao fortalecimento do controle social. O programa é coordenado pela Atricon e busca estimular boas práticas de transparência nos entes públicos.

Na sequência da programação, a auditora Luana Oliveira, do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), apresentou um painel com as dúvidas mais recorrentes de gestores e equipes técnicas sobre o cumprimento dos critérios avaliados pelo programa. Coordenadora do PNTP em Rondônia e integrante do Comitê Executivo da iniciativa, ela destacou que o foco do programa é orientar os jurisdicionados.

“Nosso objetivo não é punir, é induzir a transparência”, afirmou Luana ao comentar as perguntas frequentes relacionadas à adequação dos portais institucionais às exigências de transparência pública.

O treinamento reuniu equipes técnicas responsáveis pela aplicação da metodologia do PNTP nos tribunais de contas. As atividades incluiram oficinas práticas, simulações de avaliação e discussões sobre a interpretação dos critérios utilizados no programa, que busca ampliar a qualidade das informações disponibilizadas ao cidadão.

Mais recentes

Vice-presidente Joaquim Castro representa a Atricon em homenagem ao conselheiro Edilberto Pontes

Atricon e IRB apresentam projetos ao Tribunal de Contas da Região Autónoma dos Açores, em Portugal

Iniciativa do TCE-MG gera economia de R$ 804 milhões aos cofres públicos

Diretor Saulo Mesquita representa a Atricon na abertura do seminário do Progov

Auditoria do TCE-MG aponta déficit de planejamento e integração nas políticas para a Primeira Infância em Minas Gerais

Leia também

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Cerca de 70 técnicos de Tribunais de Contas de todo o país estiveram reunidos no TCE-AL para a Semana da Garantia da Qualidade.

IRB e STN abrem consulta pública sobre Guia de Custos para o Setor Público

A consulta antecede a publicação definitiva do guia e integra o processo de construção do documento, desenvolvido a partir de Acordo de Cooperação firmado entre o IRB e a STN, vinculada ao Ministério da Fazenda.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

O Plenário da Câmara dos Deputados foi espaço para sessão solene em homenagem aos 34 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na…