Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Rede STI foca em governança corporativa de TI para expandir inovação e mitigar riscos

Garantir que o avanço tecnológico no controle externo ocorra de forma responsável, segura e sustentável foi o foco do encontro da Rede de Secretários de Tecnologia da Informação (Rede STI) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), realizado nesta quarta-feira (9). Sediada no Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU) durante o evento Enastic Controle, a reunião reuniu dirigentes da área para debater o fortalecimento da governança de TI e da cibersegurança nos Tribunais de Contas.

Shadow IT é o uso de hardwares, softwares, aplicativos em nuvem ou ferramentas de IA por funcionários sem o conhecimento ou a aprovação do departamento de TI da empresa.
Shadow IA é um subconjunto mais específico e moderno da Shadow IT, focado no uso não autorizado de ferramentas de inteligência artificial generativa, chatbots, copilotos e automações criadas por funcionários.

Com a democratização da Inteligência Artificial (IA) e o avanço de soluções criadas pelas próprias áreas de negócio, a governança passou a ocupar o centro dos debates. Como principal encaminhamento, o colegiado definiu a elaboração de uma carta de recomendação para orientar os TCs na priorização de diretrizes voltadas ao desenvolvimento descentralizado. A medida busca ampliar a capacidade de transformação digital e mitigar riscos de Shadow IT e Shadow IA, assegurando que iniciativas internas sejam transparentes, governadas, seguras e integradas.

O vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Atricon, Ricardo Torres, destacou os avanços da transformação digital nos tribunais, o cenário de ameaças digitais e a importância da atuação integrada da Rede.

O encontro também avaliou as entregas planejadas para o biênio 2026-2027, consolidando a visão estratégica de que a inovação no setor público exige sólida governança tecnológica para proteger dados, otimizar recursos e evitar passivos de adoções desestruturadas.

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.