Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Escola de Contas do TCE-SE promove curso de Improbidade Administrativa

Direcionado para servidores da Corte de Contas, foi iniciado o curso “Temas polêmicos de improbidade administrativa” ministrado pelo promotor de Justiça e doutor em Direito, Estado e Cidadania, Henrique Ribeiro Cardoso.

O curso é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) através da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), e se estende até esta terça-feira, 27, e nos dias 2 e 3 de junho.

O público participante está aprendendo a discutir questões relativas à temática dentro do direito administrativo, com o objetivo principal de apresentar polêmicas e soluções acerca do tema de improbidade administrativa. Foram escolhidos tópicos que englobam a problemática enfrentada por órgãos de controle em sua atuação diária e a segurança nesses mesmos órgãos quando se trata de improbidade administrativa.
De acordo com o professor, este é um tema que está ligado diretamente à atuação do TCE. “Isso especialmente em razão da lei da Ficha Limpa, que prevê a identificação de condutas dolosas de improbidade como geradoras de inelegibilidade. E a correta identificação da improbidade passa a ser de essencial relevância na atuação do Tribunal de Contas, repercutindo também na necessidade de comunicação aos demais órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público”, explicou Henrique Cardoso.
Procurador
O procurador do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, é um dos participantes e classifica o tema como muito relevante para o papel desempenhado pelo TCE. “Este é um tema que tem repercussão nas atividades do Tribunal, de controle, que é um parceiro do Ministério Público e da sociedade. Sem esquecer também da lei da Ficha Limpa, tratando da inelegibilidade por ato doloso de improbidade administrativa”, acrescentou o procurador.
Sônia Seabra, servidora da auditoria operacional, confirma: “é um tema mesmo muito importante, pois dá um suporte muito bom para a análise dos processos. Além disso, o professor está trazendo todo um contexto histórico, podemos nos atualizar e com bastante exemplos, isso faz com que fixe melhor o assunto”.

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.