Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RS lança ferramenta para controle social dos fundos de previdência

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) lançou, nesta quinta-feira (24), mais uma ferramenta para o controle social em seu Portal. A página dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) permite à população o acesso de informações detalhadas das  receitas e despesas dos fundos e autarquias de previdência Municipais e do Estado. Também podem ser verificadas as disponibilidades de caixa dos fundos municipais, bem como as respectivas instituições financeiras onde as mesmas estão aplicadas.
Para o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, a disponibilização dos dados é uma importante ferramenta de controle para a população. “No espaço, o cidadão pode acompanhar as transações realizadas e verificar, por exemplo, se ocorreu alguma movimentação atípica. Além disso, a fiscalização realizada pelo TCE-RS deve analisar se a gestão dos respectivos recursos é correta, segura e eficiente”.
A fiscalização dos RPPS é item obrigatório de auditoria do TCE-RS. O trabalho inclui fiscalizações in loco, exame dos investimentos financeiros, com ênfase na compra e venda de títulos, aplicações financeiras, que devem ser feitas em instituições oficiais, e monitoramento, através da sua unidade de informações estratégicas, das movimentações dos valores.
Entre as falhas mais comuns encontradas pelos auditores, estão o recolhimento de contribuições para os fundos de previdência sem correção monetária e juros, atrasos nos repasses dos valores e a não retenção da contribuição.
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 326 municípios com regimes próprios, que acumulam  mais de 8,5 bilhões de reais.  Trata-se do Estado com o maior número de órgãos previdenciários municipais.
A página pode ser acessada no espaço Fiscalize, localizado na capa do Portal TCE (www.tce.rs.gov.br) pelo ícone Previdência. As dúvidas em relação às informações disponibilizadas podem ser esclarecidas pela  Assessoria Técnica da Diretoria de Fiscalização e Controle, no telefone (51) 3214-9838.

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.