Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Atricon recomenda a implantação de Sistema de Controle Interno à administração pública

Todos os Tribunais de Contas deverão, por meio de ato normativo específico, criar e implantar um Sistema de Controle Interno em suas instituições e exigir a mesma providência dos seus órgãos fiscalizados. As orientações sobre como essa implantaão deve ser feita e fiscalizada pelos TCs compõem as Resoluções da Atricon nº 4 e 5/2014, cujas diretrizes foram aprovadas por unanimidade, no último dia 6 de agosto.

Alguns critérios, segundo os documentos, devem ser observados e, entre eles, estão a definição dos sistemas administrativos e dos processos de trabalho a serem implantados, a adoção de medidas corretivas pelo descumprimento do cronograma de implantação e operacionalização e das normas da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai).

Além de a institucionalização e implementação do Sistema de Controle Interno ser uma exigência das Constituições Federal e Estadual, sua eficiência e eficácia oportuniza a correção de erros e deficiências estruturais, o que possibilita uma atuação mais efetiva por parte do controle externo.

Conheça a íntegra da Resolução da Atricon nº 04/2014 e Anexo Único, que versam sobre os Tribunais de Contas, e da Resolução da Atricon nº 05/2014 e Anexo Único, que versam sobre os órgãos jurisdicionados.

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.