Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Municípios de MT priorizam saúde e educação em Plano Estratégico

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Waldir Julio Teis recebeu o Planejamento Estratégico (PE) de dez prefeitos mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) em 2014. Os municípios participantes apresentam uma população de 177 mil habitantes, o que correspondem a 5,6% da população do Estado e somam R$ 505 bilhões anuais em arrecadação. São eles: Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, Água Boa, Poxoréo e Juscimeira. A solenidade de entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira, 04/03.

De acordo com a consultora do TCE-MT, Elisabete Queiroz as áreas de Saúde e Educação continuam sendo as maiores preocupações dos municípios. Entre os 10 que aderiram ao PDI em 2014 e entregaram o Plano Estratégico, as metas priorizaram a busca por melhorias nos indicadores de Saúde e Educação.

O prefeito Jerônimo Samita Maia Neto, de Alto Araguaia ressaltou que o Planejamento Estratégico do seu município priorizou metas na saúde e educação que devem ser seguidas até 2015. “Melhoramos o transporte de alunos para que todos estejam nas salas de aula e estamos criando mais 300 vagas nas creches. Além disso vamos ampliar leitos no hospital público”, conta. Já em Diamantino o PE contem ações para melhorar os índices de saúde e educação para até 2029. ” Nos sentimos honrados em receber estas peças de planejamento dos prefeitos, o que demonstra uma mudança de cultura onde o que importa é o resultado em benefício da sociedade. É o fim do imediatismo nas administrações públicas”, disse o presidente do TCE-MT, Waldir Julio Teis. O conselheiro lembrou ainda que agora é preciso implantar os comitês de execução do PE para acompanhar as ações e alertou para que seja composto de servidores concursados

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Deschamps lembrou que o “Planejamento Estratégico não é de governo e sim de Estado. A execução deve ser continuada e somente esse deve ser o caminho para aperfeiçoar a gestão e prestar serviços de qualidade”, comentou.

Para a prefeita de Sapezal, Ilma Grisoste Barbosa o planejamento estratégico foi um desafio, “tanto no sentido de planejar mesmo como o de integrar as equipes, trabalhar com indicadores, enfim, fomos percebendo o quanto é preciso melhorar e conseguimos planejar ações para até 2035″, disse. A prefeita contou que hoje o grande problema do município está na área da saúde e ” descobrimos que a situação é grave por conta do trânsito. Assim foi preciso integrar as áreas de Infraestrutura para reduzir os custos com a saúde”, conta.

O prefeito de Santo Antônio do Leverger, Valdir Ribeiro disse que para os municípios pequenos, com até 20 mil habitantes, “a coisa mais difícil é planejar, até na nossa casa é difícil planejar. Geralmente quando você começa a trabalhar com planejamento, acaba vislumbrando uma coisa melhor e é isso que tem acontecido em Santo Antônio. Nós sabemos que não vai acontecer da noite para o dia, isso é uma coisa que é a médio e longo prazo”, afirmou.

O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Waldir Júlio Teis, os conselheiros substitutos Moisés Maciel, Luiz Carlos Pereira e Luiz Henrique Lima, o procurador-Geral de Contas do Ministério Público de Contas de Mato Grosso, Gustavo Coelho Deschamps, o procurador do Ministério Público de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, o assessor de Apoio às Unidades Gestoras do TCE-MT, João Proença, a secretária Geral de Controle Externo, Maria Aparecida Rodrigues Oliveira e a assessora de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Lúcia Vuolo.

Mais recentes

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Reunião com representantes da Abrampa discute parcerias institucionais

Leia também

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

O evento será realizado em Recife, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2027, e deverá reunir representantes dos Tribunais de Contas brasileiros e do exterior, além de especialistas, autoridades e convidados.