Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Programação do III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas começa a ser definida

Está praticamente definida a programação científica do III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que acontecerá no período de 12 a 14 de novembro em Campo Grande (MS), promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB) e Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS). Em breve serão apresentadas as programações culturais do evento e disponibilizado um hot-site na internet com a programação completa e ferramenta para inscrições on-line.

Estes assuntos foram debatidos na terceira reunião preparatória do Encontro, realizada nesta sexta-feira (24/08) com a participação do conselheiro corregedor-geral Ronaldo Chadid; da conselheira Marisa Serrano; da assessora técnico-jurídica da Atricon, Risodalva Beata de Castro; do assessor de imprensa da Atricon, Américo Corrêa; da diretora executiva do IRB, Diomar Carneiro Mourão de Pinho; do coordenador da Escoex, Jorge Martins, do assessor jurídico da presidência, Denis Peixoto Ferrão Filho, além de diversos assessores e técnicos do TCE/MS.

Entre os assuntos que serão temas de painéis e palestras estão a efetividade do controle externo; lei de acesso à informação; eficiência do gasto público; comunicação e transparência; ouvidorias e serviços de informação ao cidadão; legislação político institucional dos TCs; criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas; ética, economia e as consequências sociais das transformações econômica, entre outros.

Um tema de grande importância que será debatido no Encontro é o “Termo de referência para atuação dos Tribunais de Contas na atuação do controle externo sobre a transparência dos fiscalizados”. O assunto será apresentado pelo conselheiro Valdeci Pascoal (TCE/PE) e vai ganhar um espaço de 1 hora e meia durante o Encontro.  A tarde de encerramento do Encontro está reservada para a apresentação dos resultados dos planos estratégico da Atricon e do IRB.

 

Uma das novidades deste Encontro será a participação de órgãos de controle externo da Argentina, que serão convidadas para apresentar e debater o modelo de controle externo adotado naquele País. Deverá ser promovida ainda reunião da Associação das Entidades de Controle Público do Mercosul (ASUL), da qual o conselheiro Waldir Neves é membro diretor e outra entre os Assessores de Comunicação dos TCs.

 

O conselheiro Ronaldo Chadid, na qualidade de corregedor-geral do TCE/MS, vai ministrar palestra sobre “a importância das corregedorias no fortalecimento dos Tribunais de Contas”. O objetivo do evento é discutir temas de interesse do controle público, entre os quais a integração dos Tribunais de Contas e a cooperação interinstitucional com outras entidades e organismos parceiros no esforço pela transparência na gestão pública.

Mais recentes

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública.

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Leia também

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública.

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.