Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE de Pernambuco promove ‘Oficina de Conhecimento sobre Organizações Sociais’

Através da sua Escola de Contas, o TCE promoveu na última sexta-feira (dia 23) no auditório Carlos Wilson a 17° Oficina de Conhecimento abordando o tema: “O Terceiro Setor: Controle das Organizações Sociais”.

A abertura do evento ficou a cargo da presidente do órgão, conselheira Teresa Duere, que falou sobre a importância do tema abordado. “O Tribunal ainda está avançando e descobrindo como funciona o terceiro setor, por isso é de suma importância essa oficina para os nossos servidores”, disse ela. O primeiro palestrante foi a promotora do Ministério Público Estadual Andrea Nunes Padilha que falou sobre “Terceiro Setor: Controle e Fiscalização”.

A segunda palestra foi do conselheiro Dirceu Rodolfo, que abordou o papel do TCE diante da fiscalização das Organizações Sociais. Em seguida, palestrou a auditora das contas públicas área de saúde, Karina Marques, que também é médica, sobre os gastos do Governo do Estado com Organizações Sociais. Segundo ela, a Secretaria de Saúde é omissa em relação à fiscalização das OS, onde tudo é “muito solto”.

Quando acontece a prestação de contas da Secretaria, acrescentou, ela não inclui os gastos com as Organizações Sociais. Ao final da Oficina, foi realizado um debate coordenado pelo procurador de contas Cristiano Pimentel e tendo como palestrante o auditor das contas públicas da área de saúde Paulo Hibernon.

Mais recentes

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública.

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Leia também

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública.

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.