Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-CE: Encontro destaca importância do incentivo político para o desenvolvimento local

O evento “Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local” mobilizou representantes de todos os municípios cearenses durante a tarde desta quarta-feira (13/3), na sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE). Fruto de parceria firmada entre os Tribunais de Contas, por meio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), e o Sebrae, o encontro acontece, de forma simultânea em 22 capitais brasileiras.

Representando o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a conselheira Soraia Thomaz Dias Victor destacou que o grande objetivo desta parceria entre os TCs e o Sebrae é abrir oportunidades de crescimento, gerar renda para empresário e Município, a fim de que as pessoas não utilizem apenas os programas sociais do Governo como única fonte de renda.

Após a palestra da Conselheira do TCE-CE, Soraia Victor, que participou do painel “As compras governamentais como política indutora do desenvolvimento local”, a Diretora de Assistência Técnica e Planejamento do TCM-CE, Danielle Nascimento Jucá, destacou os aspectos da Lei 123/2006: o trabalhista, o previdenciário e o de acesso ao mercado. Este último, é destacado no evento como forma de incentivo ao desenvolvimento local, através das aquisições públicas, das compras governamentais. “Visamos impulsionar esse desenvolvimento local, com a redução das desigualdades regionais e sociais”, enfoca Danielle Jucá.

O objetivo do encontro é incentivar os gestores municipais das 184 cidades cearenses a fazer uso da Lei das Micro e Pequenas Empresas, dentro da legalidade da Lei das Licitações (nº 8666/93), divulgando a Lei Estadual 15.306/2013, uma regulamentação da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, a qual institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Na opinião do diretor-superintendente do Sebrae-CE, Carlos Cruz, o Sebrae tem orientado os Prefeitos a efetuarem compras governamentais. “O apoio dos Tribunais e da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) será fundamental para mobilizar os governantes. O Sebrae leva as condições favoráveis da adesão à Lei de 2006, e os Tribunais garante a segurança jurídica”, declarou Carlos Cruz.

As Escolas de Contas terão um papel essencial para preparar os dirigentes. De acordo com a diretora-executiva do IPC, Hilária Barreto,  caberá às Escolas de Contas orientar e treinar os dirigentes sobre o cumprimento da Lei 123/2006, além de acompanhar as compras governamentais.

Para Dalvani Mota, presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas (Femicro), o evento é um elo de ligação entre os gestores e as micro e pequenas empresas, incentivando as compras governamentais, ajudando a alavancar a economia e fazendo o dinheiro circular dentro dos municípios, o que contribui para fazer crescer o número e a qualidade das empresas. “A Femicro vai até os gestores, realiza eventos de incentivo à formalização e aquisição de produtos e serviços do pequenos empreendedores. Ensina, por exemplo, a fazer uma licitação eletrônica,” explicou.

Presente ao evento representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Sérgio Aguiar declarou que o grande desafio dos Prefeitos e Prefeitas é estimular a economia local. “Eu coordeno a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e conseguimos, no final do ano passado, fazer com que essa Lei, em todo o Estado, virasse uma realidade.”

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.