Para garantir maior segurança e agilidade aos processos de comunicação oficial externa, o Tribunal de Contas de Mato Grosso desenvolveu a ferramenta “Assinatura Digital”. Trata de um software elaborado pelo TCE-MT que valida digitalmente documentos enviados a unidades externas à jurisdição estadual como Ministérios da República, Tribunal de Contas da União e ainda a ex-gestores de unidades fiscalizadas.
O chefe de Gabinete da Presidência, Marco Aurélio Queiroz de Souza explicou que a ferramenta “está suprindo uma demanda e dando continuidade às iniciativas de modernização institucional”. Segundo Marco Aurélio, o sistema já está disponível para todas as unidades do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Quando o destinatário receber um documento do TCE-MT ele pode conferir sua validade por meio do verificador. Para tanto, basta acessar o Portal do TCE-MT, ir no menu Pesquisas e Serviços, clicar em Assinatura Digital e colocar a senha de verificação que está no documento.
A “Assinatura Digital” complementa a digitalização de procedimentos, como foi o caso do “Malote Digital” que é um sistema de correio eletrônico corporativo, com selo de autenticidade que confere ao documento um caráter oficial facilitando o trâmite de comunicações internas. A “Assinatura Digital” deve ser utilizada somente em documentos que serão enviados a instituições externas como Ministérios da República, Tribunal de Contas da União e ex-gestores de unidades fiscalizadas. Quanto às unidades internas do TCE-MT, aos órgãos fiscalizados e aos gestores em exercício devem utilizar o sistema “Malote Digital”.