Atricon apresenta projeto de Qualidade e Agilidade do Controle Externo em Seminário do TCU

A experiência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) na realização de Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo foi apresentada pelo presidente e pelo diretor administrativo da Atricon, respectivamente conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE) e conselheiro substituto Jaylson Lopes Campelo (TCE-PI), no primeiro painel do Seminário “Cooperação Internacional e os Tribunais de Contas Brasileiros”. O evento está sendo realizado pelo TCU, durante todo o dia desta terça-feira (25).

O conselheiro presidente destacou a importância do trabalho realizado, uma vez que aferiu diversos itens e critérios por meio de adesão e visitas técnicas em 28 (85%) dos Tribunais de Contas do Brasil. “E, neste ano, a Atricon continuará seu trabalho pelo aprimoramento do controle externo brasileiro, pela ética, boa governança e em serviço ao cidadão”, disse.

Os resultados da avaliação foram apresentados na sequência pelo diretor administrativo da Atricon, que também coordenou o Comitê Gestor formado por conselheiros e técnicos que visitaram cada um dos TCs adesos. De acordo com Jaylson Lopes Campelo, os muitos pontos positivos comprovados pela equipe técnica indicaram que os TCs estão no caminho certo e, os negativos, revelaram necessidade de ações a serem implementadas pela melhoria das atividades de auditoria.

Faça AQUI o download da publicação do diagnóstico de Qualidade e Agilidade do Controle Externo da Atricon.

Leave a Reply