Nardes enaltece a parceria do TCU com TCs para o sucesso das Auditorias Coordenadas

A parceria firmada entre o Tribunal de Contas da União e os demais Tribunais de Contas do país foi fundamental para o alcance dos resultados das Auditorias Coordenadas nas áreas da educação e do meio ambiente. A afirmação foi feita pelo ministro presidente Augusto Nardes durante a abertura do Seminário “Cooperação Internacional e os Tribunais de Contas Brasileiros”, na manhã desta terça-feira (25), em Brasília. O evento está sendo realizado no Auditório do Anexo 3 do TCU, e conta com a presença de conselheiros de TCs e servidores do TCU.

De acordo com Nardes, o TCU não teria condições de efetuar as auditorias especiais se utilizando apenas dos seus próprios instrumentos e, nesse sentido, “a parceria com os TCs foi determinante para o resultado fantástico alcançado”. “Que nos próximos anos consigamos trabalhar como nesse primeiro, com harmonia, em irmandade, para a construção de um Brasil melhor”, disse o presidente do TCU. A Atricon contribuiu na articulação da cooperação do TCU com os Tribunais de Contas.

A mesa de abertura foi composta pelo vice-presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, pela ministra Ana Arraes e pelo ministro-substituto Augusto Sherman, bem como pelos presidentes da Audicon, ministro substituto Marcos Bemquerer, da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE) e do IRB, conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG).

Além da apresentação dos resultados das Auditorias Coordenadas de Educação e do Meio Ambiente, a programação do Seminário “Cooperação Internacional e os Tribunais de Contas Brasileiros” prevê a apresentação do diagnóstico da Avaliação de Qualidade e Agilidade do Controle Externo da Atricon, além do debate acerca da iniciativa para implementação de normas internacionais de auditoria, do marco de avaliação de desempenho das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) e a ferramenta IntoSAINT – instrumento de autoavaliação das EFS.

Leave a Reply