Atricon firma acordo com objetivo de ampliar dados sobre as escolas públicas

A Atricon firmou um termo de cooperação técnica com a organização Equidade.info e com o Instituto Rui Barbosa (IRB) que objetiva promover pesquisas, capacitações e colaboração técnico-científica voltadas a melhorar a qualidade das informações sobre as escolas da educação básica. Os Tribunais de Contas serão convidados para participar do projeto, de acordo com o planejamento da equipe de pesquisa. Em breve, a Atricon enviará um comunicado aos órgãos de controle detalhando as informações. A intenção inicial é que os os Tribunais de Contas possam colaborar incentivando os gestores da educação a participarem das pesquisas desenvolvidas pelo Equidade.info. 

O acordo de cooperação é coordenado, na Atricon, pelo presidente Cezar Miola e pelo diretor de Desenvolvimento e Controle Externo da entidade, conselheiro Fabrício Motta (TCE-GO). No IRB, o projeto é gerenciado pelos conselheiros Rodrigo Coelho do Carmo (TCE-ES) e Sebastião Cézar Leão Colares (TCM-PA). O Lemann Center da Graduate School of Education (GSE) da Universidade de Stanford é representado pelo professor Guilherme Finkelfarb Lichand.

A Equidade.info já está com um levantamento em curso, o qual pretende mapear  questões ligadas à infraestrutura e à segurança nas escolas, além de questões raciais, e o acesso a discursos de ódio, entre outros.  Os dados estão sendo coletados por alunos de graduação de universidades públicas de cada estado, supervisionados por professores de seu campus. Além de receberem capacitação para coleta e análise de dados, os universitários recebem aulas de Inglês, o que os prepara para aplicação a mestrados, no Brasil ou no exterior. Os diretores de cada escola, por sua vez, participarão de formações oferecidas pelo Centro Lemann de Sobral, voltadas à utilização desses dados para promoção da equidade no contexto da própria escola.

Saiba mais sobre o projeto: 

O projeto resulta de uma aliança entre diversas instituições interessadas em tornar a educação de qualidade e com equidade. A rede de instituições é composta pela Fundação Lemann, D3e, Centro Lemann de Sobral (Ceará), Centro Lemann de Empreendedorismo e Inovação Educacional no Brasil e Escola de Graduação em Educação da Universidade de Stanford.

O objetivo do levantamento é construir um painel representativo de 500 escolas brasileiras ao longo de 12 meses, com a coleta de dados primários de alunos, professores e gestores. 

As principais metas a serem atingidas são: 

– melhorar a qualidade das informações sobre as escolas de educação básica, estudantes, professores e gestores; criar um banco com dados comparáveis e representativos sobre a educação no país; 

– formar uma rede de pesquisa alto nível formada por professores locais atuantes e pesquisadores internacionais para a realização de pesquisa de ponta com temas ligados à educação; e 

– preparar e atrair alunos diversos para integrar programas de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais.

Metodologia: 

A pesquisa está sendo realizada, inicialmente, em cinco estados brasileiros (com o potencial de se expandir para todos os estados), um por região. Em cada Estado, duas instituições de ensino superior locais, através de dois professores supervisores, serão responsáveis pela supervisão de dois estudantes de graduação (pesquisadores). Cada pesquisador coletará dados de 10 escolas, num total de 100 escolas (inicialmente, e até 500 escolas mais tarde), com 20 escolas por Estado. Os estados, as instituições de ensino superior e as escolas primárias e secundárias elegíveis são selecionados aleatoriamente para garantir que a amostra é representativa. A amostra leva em consideração a representatividade do universo de escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. Todos os meses, os pesquisadores aplicarão questionários em alunos, professores e/ou diretores de escolas utilizando tablets.

Participação da ATRICON e dos Tribunais de Contas

A Atricon participa do projeto com o intuito de incrementar ainda mais seu compromisso com a qualidade das políticas públicas educacionais. A melhoria da qualidade das informações sobre educação básica, com a criação de um banco de dados comparáveis e representativos sobre a educação no país, objetiva contribuir com o Sistema de Controle Externo por meio de ações indutoras, que revelem dados essenciais e contribua para a realização de ações voltadas à eficácia das normas constitucionais sobre educação.