Avaliação nacional realizada pela Atricon é tema de reunião no TCE-RO

Na reunião, o conselheiro Edílson falou sobre as visitas técnicas realizadas aos TCEs do Espírito Santo e de Minas Gerais

Foi confirmada para 17 de outubro a visita técnica ao Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) do Comitê Gestor do Programa de Qualidade e Agilidade do Controle Externo, desenvolvido pela Associação Nacional dos Membros e Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
A informação foi repassada pelo presidente em exercício do Tribunal de Contas, conselheiro Edílson de Sousa, durante reunião com servidores dos setores responsáveis pela consolidação das informações do TCE que foram enviadas, por meio de questionário, à Atricon.
Integrante do Comitê Gestor do programa da Atricon, o conselheiro Edílson participou das visitas técnicas realizadas aos TCEs do Espírito Santo e de Minas Gerais.
Segundo ele, o objetivo é conferir se as informações encaminhadas pelos Tribunais de Contas estão em observância com as regras e parâmetros constantes do regulamento do programa, que tem 20 itens e cerca de 60 critérios.
Além disso, as equipes do Comitê Gestor aproveitam para avaliar quesitos dentro da estrutura dos Tribunais, envolvendo não só o Controle Externo, mas outras áreas e setores, como Corregedoria, Comunicação, Informática, Recursos Humanos, Escola de Contas, Ouvidoria, Controle Interno, Administração, Planejamento e Sessões.
As conclusões das avaliações nos 27 Tribunais que aderiram ao programa será apresentado em um relatório unificado durante o 27º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, de 3 a 6 de dezembro, em Vitória (ES). Antes disso, cada Tribunal de Contas avaliado poderá se manifestar ao comitê sobre o relatório em que foi avaliado.

Leave a Reply