Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

A Realidade do Planejamento Público Municipal e as Necessidades do Ensino Fundamental para Inserção dos Objetivos no PPA, LDO e LOA

Paulo Ricardo Ceni Barreto

A gestão pública contemporânea parece estar cada vez mais distante do atendimento das demandas sociais. No âmbito dos municípios, por diversos fatores, entre os quais a dependência de receitas oriundas da União e Estados, a missão demonstra ser mais árdua, exigindo uma gestão eficaz. Nesse sentido, há que se estabelecer um planejamento inicial de longo prazo bem como uma sequência que o torne efetivo a partir de um adequado diagnóstico e estabelecimento de prioridades, orçando-as para contemplá-las em planos específicos, dessa forma, proporcionará as informações necessárias ao estabelecimento dos planos exigidos pela legislação PPA, LDO e LOA, concorrendo para o alcance dos objetivos e para a eficiência e a eficácia da gestão pública. Em que pese a existência de algumas práticas positivas e até ações de órgãos de controle nesse sentido, há muito que evoluir. Diante de tal situação, este estudo buscou analisar o problema considerando a real situação dos municípios em relação à gestão fiscal e à elaboração de planos, buscando, também, visualizar a situação específica do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos permitem afirmar que a esmagadora maioria prescinde de um processo de planejamento adequado, com desenvolvimento técnico, contendo prioridades, e a elaboração de um plano base que contemple todos os demais planos e sirva como suporte para o PPA, LDO e LOA, concorrendo, assim, para o atendimento efetivo das demandas do Ensino Fundamental, contribuindo para a ação do controle externo e do controle social.

>> Leia a íntegra do artigo

Paulo Ricardo Ceni Barreto é Auditor público externo aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS)

Mais recentes

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

30 boas práticas de 28 municípios recebem destaque do TCE-PR em evento do Progov

Experiência compartilhada na Rede Integrar aproxima Tribunais de Contas no uso de inteligência artificial

Leia também

Administração Pública: o elo mais frágil da licitação.

Marco Aurélio Bertaiolli é conselheiro do TCE-SP Robert Werner Koller é chefe de Gabinete do Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli, do TCE-SP

Entre a legalidade e o real: o hiato na proteção à infância em Minas Gerais

Durval Ângelo é presidente do TCE-MG e vice-presidente da Atricon

Cinquenta e Três Anos de Caminho Compartilhado

José Wagner Praxedes é conselheiro do TCE-TO