Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Auditoria do TCE Ceará sobre desertificação foi tema de painel na Conferência Internacional sobre Clima

A III Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025), que ocorreu de 15 a 19 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, contou com debate sobre desertificação, tema de auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE Ceará), em 2022, e que já tem apresentado bons resultados após o acompanhamento semestral desta Corte de Contas.

Na tarde da quarta-feira (17/9), a conselheira do TCE Ceará, Soraia Victor, relatora do processo nº 17848/2022-8, que trata sobre Política Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, foi moderadora do painel “Políticas de Combate à Desertificação: Marco Conceitual e Impactos em Regiões Suscetíveis à Degradação no Brasil”.

A conselheira do TCE Ceará mediou o painel que teve palestras do cônsul-geral Britânico, Anjoum Noorani; do coordenador do Projeto Estratégias de Resiliência à Mudança do Clima do Estado do Ceará, Gabriel Nutto; e do diretor de Combate à Desertificação no Ministério do Meio Ambiente, Alexandre Pires.

No painel, foram discutidos os efeitos das políticas públicas voltadas ao combate à desertificação, em escala global, com ênfase na realidade do semiárido brasileiro. Em destaque, as experiências bem-sucedidas, incluindo inovações tecnológicas aplicadas à agropecuária de baixo carbono, adaptadas às condições do solo e do clima (edafoclimáticas regionais).

As discussões visam promover o intercâmbio de boas práticas e a construção de estratégias integradas para a resiliência climática e a restauração de áreas afetadas pela desertificação, especialmente no Nordeste do Brasil.

O III ICID 2025 reúne especialistas do mundo inteiro para debater ações de sustentabilidade. Na abertura (15/9), o presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, compôs mesa de autoridades, ao lado do governador Elmano de Freitas e demais representantes locais, nacionais e internacionais. Também no primeiro dia do encontro, a auditoria operacional do TCE Ceará sobre desertificação esteve em pauta com palestra da servidora, Giovanna Adjafre.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE Ceará.

Mais recentes

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

34 anos de Atricon: nova sede amplia a capacidade de atendimento ao Sistema Tribunais de Contas

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Leia também

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

O evento reuniu conselheiros, conselheiros substitutos, ministros, auditores, servidores e representantes dos Tribunais de Contas de todas as regiões brasileiras e também de Cortes internacionais, além de autoridades dos Poderes da República.

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Durante o seu pronunciamento, o presidente Edilson Silva disse que é necessário pressionar e, ao mesmo tempo, apoiar os gestores públicos para transformar a realidade atual por meio da cooperação.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

O Plenário da Câmara dos Deputados foi espaço para sessão solene em homenagem aos 34 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na…