Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Conselheiro Francisco Neto, do TCM-BA, escreve sobre a atual realidade nacional

Comentário produzido pelo Conselheiro Francisco Netto, vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) e presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas (ABRACOM), divulgado em edição do jornal A Tarde, retrata com muita fidelidade e conhecimento de causa, o atual momento de intensas manifestações que sinalizam o mal-estar da população diante do estado político do país.
Francisco Netto é abrangente, começando pelo reconhecimento das mazelas do poder público que tanto afeta o cotidiano dos cidadãos, citando a revolta com gastos supérfluos e as carências na educação, na saúde, na segurança pública e na mobilidade urbana, além de mostrar que um dos efeitos multiplicadores da insatisfação popular é, também, contra os desmedidos gastos com a Copa das Confederações 2013, já se prevendo os mesmos desmandos durante a Copa do Mundo 2014, porque todas as arenas construídas para esses eventos já demonstram irregularidades no emprego dos recursos públicos.
Dentre os vários conceitos muito eficazes, o conselheiro argumenta que “as manifestações de rua são, portanto, alertas que se dirigem a todos aqueles que têm parcela de responsabilidade pública para mudar este estado de coisa”.
Confira AQUI a íntegra do artigo!

Mais recentes

Combate a crimes ambientais na Amazônia é tema de palestra durante congresso em Lisboa

Ação de campo monitora gestão e desmatamento em unidade de conservação no Acre

Rede STI foca em governança corporativa de TI para expandir inovação e mitigar riscos

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 05/2026

Presidentes de tribunais superiores e da Atricon estão entre homenageados do TCDF

Leia também

Combate a crimes ambientais na Amazônia é tema de palestra durante congresso em Lisboa

O presidente da Atricon, Edilson Silva, ministrou palestra sobre o combate aos crimes ambientais na Amazônia, durante a programação do último dia do Congresso Internacional de Cooperação Jurídica e Combate ao Crime Transnacional.

Ação de campo monitora gestão e desmatamento em unidade de conservação no Acre

Fiscalização na região de Jurupari integra segunda etapa de trabalho iniciado em 2025 e busca avaliar a efetividade das recomendações de controle e validar ferramentas tecnológicas aplicadas ao monitoramento ambiental

Rede STI foca em governança corporativa de TI para expandir inovação e mitigar riscos

Garantir que o avanço tecnológico no controle externo ocorra de forma responsável, segura e sustentável foi o foco do encontro da Rede STI da Atricon.