Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Coordenador do Banco Mundial visita o TCE de Sergipe

Nesta quinta-feira, 04, o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Carlos Alberto Sobral de Souza, recebeu a visita do coordenador de Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, Joseph Mubiru Kizito, e da secretária adjunta da Secretaria de Estado do Planejamento, Ana Cristina Prado.

Diante da possibilidade de firmar uma operação de crédito com o Estado, o Banco procurou tomar conhecimento quanto à metodologia utilizada pela Corte de Contas no controle dos recursos públicos. “Essa interação é fundamental para que se atualizem as normas de procedimento contábil não só do Estado, como de apreciação do Tribunal de Contas. O Banco Mundial vai ter um papel fundamental para que seja promovido esse avanço, e isso é positivo para os técnicos da Corte, e toda a sociedade sergipana”, disse o conselheiro.

Ciente da contribuição que a Corte de Contas pode proporcionar para que a operação de crédito seja efetuada com coerência, Kizito fez questão de conhecer o órgão e conversar com técnicos da Casa.

“Estamos buscando uma segurança de que não só os recursos do Banco Mundial, mas também os do Estado serão aplicados de acordo com os objetivos dessa operação. O Tribunal está nos dando todo o apoio, e isso é o mais importante no momento”, alegou o coordenador.

Já para a secretária Ana Cristina, diante da oportunidade que o Estado possui em firmar uma parceria com o Banco Mundial, todos devem se empenhar para contribuir com o progresso de Sergipe. “Antes que a parceria seja firmada, eles estão estudando como é realizado o controle dos gastos públicos. Não temos dúvidas que o Tribunal de Contas é o órgão primordial para que possam apresentar esses dados requeridos”, pontuou.

Reunião

Após o encontro com o conselheiro-presidente, os visitantes participaram de uma reunião com técnicos do TCE, tendo à frente do diretor-técnico Sidney Tavares. Segundo ele, o encontro foi produtivo e o representante do Banco deixou o Tribunal satisfeito com o que foi apresentado.

“Demonstramos a eles tudo que necessitavam e nos solicitaram. Apesar de possuir uma equipe externa, os visitantes também desejavam conhecer pessoalmente o serviço realizado aqui, e conforme combinado, transparecemos o nosso modo de administrar”, garantiu o diretor.

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.