Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE do Rio Grande do Sul realiza sessão alusiva aos 78 anos da instituição

A atuação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) em relação às tarifas do transporte público em Porto Alegre foi um dos temas destacados pelo presidente Cezar Miola no discurso de abertura da Sessão Especial em alusão aos 78 anos da instituição, comemorados nesta quarta-feira (26). “A imagem do TCE-RS foi fortalecida por decisões administrativas importantes para a vida das pessoas e também pela melhora da comunicação com a sociedade por meio da transparência”, disse.

O presidente ressaltou, também , que as manifestações ocorridas nos últimos meses estão induzindo mudanças governamentais significativas. “Temos, nos tribunais de contas, uma inigualável possibilidade de ação e, na mesma medida, uma grande e grave responsabilidade para com os brasileiros. O típico dever-poder, que ganha extraordinário relevo nestes dias em que a voz das ruas fala alto, induz e cobra”, afirmou.

A Sessão Especial homenageou, ainda, a Ouvidoria da Instituição e a Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), que celebram 10 anos de criação.  A solenidade reuniu autoridades, conselheiros aposentados, diretores, supervisores, assessores e servidores do TCE-RS, no auditório Romildo Bolzan, no início desta quarta-feira.

Participaram da mesa de abertura, o presidente da Assembléia, Pedro Westphalen, o terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador André Luiz Planella  Villarinho; o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Ivory Coelho Neto, o Subdefensor Público-Geral do Estado para Assuntos Jurídicos e Defensor Público-Especial junto ao TCE-RS, Felipe Kirchner, conselheiros e auditores substitutos do TCE-RS.

Acesse aqui a íntegra do discurso.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Priscila Oliveira)

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.