Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MT promove capacitação sobre controle de merenda escolar

Servidor CGU, Kleberson de Souza, ministra oficina para habilitação de professores Atingindo diretamente mais de 42 milhões de crianças em todo o país, e movimentando recursos destinados pelo Ministério da Educação que se aproximam a R$ 4 bilhões, a merenda escolar, nas escolas públicas, está no foco de auditorias internas que serão realizadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso nos municípios daquele Estado. Para tanto, ao instituição iniciou um projeto no intuito de habilitar professores multiplicadores que capacitarão, em agosto, responsáveis pelas 141 unidades de controle interno do Estado.

Auditores do TCE de Mato Grosso e controladores internos de municípios reuniram-se na Escola Superior de Contas, em Cuiabá, para compartilhar conhecimentos e definir metodologias de auditoria. De acordo com o facilitador e servidor da Controladoria Geral da União (CGU), Kleberson de Souza, esta etapa também contempla um modelo de avaliação de como funciona a distribuição da merenda escolar nos municípios, como é feita a sua aquisição e seu armazenamento.

As funções do controle interno nos municípios são complexas e correspondem a diversos segmentos como assegurar que os registros contábeis e financeiros sejam precisos e confiáveis; promover a eficiência dos funcionários e encorajar o cumprimento de determinações.

Para o controlador interno do município mato-grossense de Nova Canaã do Norte, Maycon Monteiro, a iniciativa do TCE-MT, em parceria com a CGU, é “brilhante” por garantir conhecimentos sobre metodologias numa área fundamental e que envolve muitas famílias. “É incrível entender essa conjuntura de leis e normas para falar sobre merenda escolar. É importante para o município, mas, sobretudo, para as famílias e crianças”, concluiu.

A próxima etapa de capacitações está prevista para ser realizada em agosto, com todos os controladores internos dos 141 municípios de Mato Grosso.

Maycon Monteiro - Controlador Interno do município de Nova Canaã do Norte

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.