Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RS reúne representantes de ouvidorias públicas do RS para alinhar ações conjuntas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) reuniu, na tarde da última segunda-feira (8), representantes de ouvidorias públicas do Rio Grande do Sul para dialogar sobre a possível ampliação do projeto Ouvidoria Vai à Escola. Na oportunidade, representaram o TCE-RS o conselheiro Cezar Miola e a coordenadora da Assessoria da Ouvidoria (ADO), Thais Schumann Krahn.

A intenção do grupo é construir, em parceria, uma proposta pedagógica que leve informações sobre as atribuições e o funcionamento das ouvidorias, os direitos fundamentais e os canais de escuta da sociedade às escolas estaduais. A iniciativa dialoga com experiências já existentes, como o projeto Ouvidoria Vai à Escola, originalmente desenvolvido pela Ouvidoria-Geral e Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Segundo a auditora Thais Schumann Krahn, coordenadora da ADO, o encontro buscou alinhar visões e reunir sugestões para uma possível retomada e ampliação do projeto, agora no âmbito do Termo de Cooperação nº 65/2024, que integra o programa interinstitucional “O Rio Grande Te Escuta”.

Durante a reunião, foi destacada a importância de aproximar as instituições da comunidade escolar, promovendo o conhecimento e o uso consciente dos canais de participação social.

Foi debatida também a possibilidade de formação de uma Gerência Executiva (GE) para coordenar o desenvolvimento da proposta. Algumas instituições se colocaram à disposição para integrar esse grupo. A definição sobre quem coordenará a GE deverá ser feita em reunião futura, a partir da indicação de um ouvidor, conforme previsto no Termo de Cooperação.

O encontro também foi espaço para compartilhamento de práticas bem-sucedidas desenvolvidas pelas instituições públicas. Representantes relataram experiências anteriores como o uso de gibis e teatro educativo em escolas, projetos da OAB sobre temas sociais e iniciativas da Polícia Civil voltadas à juventude, como os projetos “Papo de Responsa” e “Libertar”.

A ideia de estimular o protagonismo juvenil também foi destacada. A proposta é que os próprios estudantes, especialmente líderes de turma, possam atuar como multiplicadores dos conteúdos, promovendo uma comunicação mais próxima de sua realidade.

Para o ouvidor do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, iniciativas dessa natureza fortalecem a cidadania desde cedo. “É fundamental que crianças e jovens compreendam que têm voz, que podem ser ouvidos e que existem instituições públicas abertas para acolher suas demandas. Isso contribui para a formação de uma cultura democrática e participativa”, disse o conselheiro.

Como próximos passos, os participantes sugeriram a realização de uma nova reunião, em formato virtual, para dar continuidade aos alinhamentos e definir a coordenação da Gerência Executiva. A data será definida e comunicada oportunamente.

Pelo TCE-RS também participaram do encontro o chefe do gabinete do conselheiro Cezar Miola, Tarcísio Francisco Dal Ri; Paola Fraga Faccioli, da Assessoria da Ouvidoria (ADO); e Priscila Oliveira, do gabinete do conselheiro Cezar Miola. Também esteve presente o desembargador do Tribunal de Justiça Militar (TJM), Amílcar Fagundes Freitas Macedo, além de representantes da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/RS), da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), da Polícia Civil do Estado (PC-RS), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS).

Fonte: TCE-RS

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.