Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCM-CE dá cursos em programa de formação do MP

IMG_9805O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) assinou acordo de cooperação técnica com a Procuradoria-geral de Justiça (PGJ). A parceria prevê a realização de ações de capacitação em que o TCM-CE , por meio de sua unidade educacional, o Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), irá disponibilizar servidores para serem instrutores do 1º Programa de Formação e Aperfeiçoamento para Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

O primeiro curso com instrutores do TCM-CE inicia nesta semana e tem como tema “Aspectos Práticos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Administração Pública”, ministrado pelo controlador-geral, Luiz Mário Vieira, e pelo analista de Controle Externo Gleison Diniz.

O termo foi assinado na sede da Procuradoria-geral de Justiça, com a presença do presidente do TCM-CE , conselheiro Francisco Aguiar, do diretor-presidente do Ieswa, conselheiro Domingos Filho, do procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Plácido Rios, e do diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP), promotor de Justiça Manuel Pinheiro Freitas.

Na mesma ocasião, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) também firmou com a PGJ convênio com os mesmos objetivos, sendo representado pelo presidente do órgão, conselheiro Edilberto Pontes, e pelo diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo/TCE, conselheiro Alexandre Figueiredo.

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.