Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCM do Ceará fala sobre Controle Social na UFC

SONY DSCAlunos da Faculdade de Economia, Administração, Atuarias e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), puderam entender melhor como acompanhar a gestão de recursos públicos por prefeituras e câmaras. É que o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) foi até esses universitários nesta semana apresentar a palestra “Transparência e Controle Social”.

A exposição teve como principais tópicos a fiscalização por meio das leis orçamentárias, os principais tipos de ferramentas de transparência, entre outros temas ligados ao assunto. No total, 63 alunos do curso de Contabilidade estavam presentes. A organização da ação foi feita pelo Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), unidade pedagógica do Tribunal.

A aluna Anna Cariza, do 7° semestre, ressaltou a importância desse tema e da fiscalização das contas públicas: “Está tudo em nossas mãos, basta a gente procurar, a internet nos possibilita essa procura e auxilia na fiscalização, afinal, é nosso dinheiro, é nosso dever”, disse.

Para o palestrante Nelson Rocha, analista de controle externo do TCM-CE, o grande desafio de conciliar teoria e prática é de suma importância para a vida acadêmica dos estudantes. Na visão dele, para estreitar a participação da comunidade estudantil com o Tribunal “é necessário que a comunidade, como um todo, se aproprie de informações como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e de como está sendo gasto o dinheiro público, principalmente para auxiliar o Tribunal nas fiscalizações”, completou.

Mais recentes

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Auditores visitam municípios para fiscalizar condições de funcionamento dos serviços de assistência social

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 63/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

GaúchaZH: Iniciativas do TCE-RS e da Atricon vencem prêmio nacional de transparência e fiscalização

Leia também

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Cerca de 70 técnicos de Tribunais de Contas de todo o país estiveram reunidos no TCE-AL para a Semana da Garantia da Qualidade.

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para a quinta etapa das capacitações regionais dedicadas à mensuração de benefícios gerados a partir das ações de controle externo, que acontecerá na Região Suedeste do país, de 29 de setembro a 1º de outubro, na sede do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio)

Auditores visitam municípios para fiscalizar condições de funcionamento dos serviços de assistência social

Em visitas realizadas em 101 municípios, os auditores identificaram realidades distintas na oferta dos serviços socioassistenciais. As fiscalizações presenciais permitiram avaliar as condições de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e os desafios dos municípios na organização e na prestação dos serviços.