Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCM-GO realiza o curso 20 anos da Lei de Licitações e Contratos

Com o objetivo de compartilhar conhecimento e orientar servidores municipais acerca de procedimentos licitatórios, além de apresentar e discutir alguns editais e contratos enviados ao Tribunal por meio do Portal do Jurisdicionado, o TCM GO realizou nesta segunda-feira (21/10), na Câmara Municipal, o curso “20 anos da Lei de Licitações e Contratos – Aspectos Teóricos e Práticos”.

Compareceram ao evento, que foi produzido pela Escola de Contas do TCM, cerca de 330 pessoas, dentre prefeitos; presidentes de câmaras; gestores; e servidores das áreas de compras, licitações e contratos. Os presentes assistiram a palestras sobre noções e aplicações práticas acerca de aspectos pontuais da fase interna do procedimento licitatório; sobre as principais irregularidades constatadas pela Secretaria de Licitações e Contratos do TCM; e, ainda, participaram de debates enviando perguntas e comentários aos palestrantes.

O curso foi ministrado pela Secretária de Licitações e Contratos, Maria do Carmo de Jesus Gontijo; e pelos Auditores de Controle Externo, Marco Aurélio Batista de Sousa, Éricka da Silva Cândido, Cláudia Pires de Carvalho Amaral e Marcelo Fonseca (foto).

Este é o segundo curso de um ciclo de 14 que o TCM GO oferece aos jurisdicionados. O projeto começou a ser desenvolvido em setembro e vai até o primeiro semestre de 2014.

A Secretária de Licitações e Contratos, Maria do Carmo, explica que grande parte dos municípios são carentes de informação, o que acarreta, muitas vezes, erros nos procedimentos licitatórios, gerando a anulação de contratos, inclusive na fase da execução. Por isso, segundo a Secretária, foi decidido que o curso abordasse questões recorrentes, como as principais irregularidades encontradas em editais de licitações e nos contratos analisados pelo Tribunal.

A Prefeita de Mimoso de Goiás, Rosana Balestra, elogia a iniciativa do TCM GO e afirma que a qualificação é chave para uma gestão eficiente. “A administração pública só irá trilhar os caminhos da legalidade capacitando os gestores. Vemos que o TCM está empenhado em nos ajudar”, comenta a prefeita.

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.