Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Valdeci Pascoal vai representar TCE de Pernambuco no Encontro de Presidentes dos TCs

Será aberto amanhã (21), em Salvador (BA), um encontro dos presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil. O de Pernambuco será representado pelo conselheiro e vice-presidente, Valdecir Pascoal, pelo fato de a presidente Teresa Duere encontrar-se fora de Pernambuco.

O evento será aberto às 17h pelo presidente do TCE-BA, conselheiro Zilton Rocha, seguindo-se uma palestra do presidente do Instituto Ruy Barbosa, Severiano Costandrade e um jantar em homenagem ao ministro Benjamin Zymler que se despediu em dezembro passado da presidência do TCU. Zymler foi substituído pelo ministro Augusto Nardes.

O encontro propriamente dito visando ao aprofundamento das discussões internas sobre a importância do controle externo para a gestão pública terá prosseguimento, amanhã, com uma palestra do presidente da Atricon (Associação dos Tribunais de Contas), conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT) sobre a agenda da entidade para este ano de 2013. A palestra terá início às 9h30.

Às 10h, o mestre em gestão de pessoas Vinicius Nejaim (SE) falará sobre “Melhorias no desempenho através de programas de  Relacionamento Interpessoal” e às 11h o especialista em Direito Público Jair Santana (MG) sobre “Os Tribunais de Contas e as ações de políticas públicas”.

O encontro prosseguirá no período da tarde com palestra do desembargador Cláudio Brandão (RJ) sobre “Licitações e Contratos: O ‘melhor’ controle pelos Tribunais de Contas. Em seguida, André Araújo Molina (BA) falará sobre “Programa de Capacitação Continuada – Possibilidades”, encerrando a programação do dia.

No sábado, às 10h, o Encontro será encerrado com uma palestra do auditor do TCU, Odilon Cavalari, sobre “Processo nos Tribunais de Contas: A defesa dos Tribunais em Juízo”.

O JANTAR – Benjamim Zymler será homenageado pelos conselheiros presidentes dos TC’s pela boa relação que teve com eles durante o seu mandato como presidente do TCU.

Ele foi substituído pelo ministro Augusto Nardes, que é gaúcho de Santo Ângelo e está no colegiado desde 2005. Nardes é formado em Administração de Empresas e pós graduado em estudos do desenvolvimento, em Genebra, na Suíça.

Antes de chegar ao TCU, ele foi deputado estadual por duas vezes e deputado federal em três legislaturas.

Indicado pelo seu então partido, à época, para uma das vagas pertencentes à Câmara Federal, ele foi escolhido ministro do TCU com 203 votos em eleição direta e secreta.

FONTE: Gerência de Jornalismo (GEJO)

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.