Conselheiro Cláudio Terrão é eleito presidente do Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas

Conselheiro Cláudio Terrão (TCE-MG)

O Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas continuará funcionando como uma rede e braço institucional, sem assumir natureza jurídica. Essa decisão foi tomada nesta quarta-feira (17/10) na reunião do CCOR, onde foi apresentado um balanço da gestão do conselheiro presidente Valdecir Pascoal. O evento serviu também para a eleição da nova direção da instância, que passou a ser liderada pelo conselheiro Cláudio terrão (TCE-MG).

Os conselheiros Adroaldo Loureiro (TCE-RS) e Jair Lins Neto (TCM-RJ) também passam a acompor a nova diretoria do Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas, respectivamente como vice-presidente para Ouvidorias e vice-presidente para Corrregedorias. A coordenadora da Ouvidoria do TCE-MG, Carla Tângari, foi eleita secretária do CCOR. A posse desses novos membros será realizada no dia 13 de novembro, durante o 3º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil, em Campo Grande (MS).

Após apresentar o balanço das atividades de 2011 e 2012, o conselheiro Pascoal disse que entre as reflexões desse período merecem destaque à necessidade de racionalizar os encontros do Colégio de Corregedores e Ouvidores, que precisam ocorrer juntamente com eventos organizados por Tribunais de Contas. Ponderou, ainda, a necessidade de estimular as contribuições e o acesso ao Portal do CCOR na internet.
“Creio que a grande ação do CCOR será ajudar no fortalecimento das Ouvidorias, que assume um papel fundamental no contexto da Lei de Acesso à Informação. Desse modo, as Ouvidorias também precisam firmar parcerias com a sociedade civil”, disse Valdecir Pascoal.

O conselheiro disse também que o CCOR deve atuar em defesa da criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e lançou a ideia de criação do prêmio Novitatis, em parceria com a Atricon e o IRB, visando estimular a produção científica sobre temas relacionadas às Corregedorias e Ouvidorias.

Leave a Reply