Conselheiro Salomão Ribas se aposenta do TCE-SC nesta terça-feira, 1º de julho

O conselheiro Salomão Ribas Júnior, que renunciou à presidência do Tribunal de Contas de Santa Catarina no último dia 13, se aposentará oficialmente da instituição na próxima terça-feira, dia 1º de julho. Ele integrou o TCE-SC durante 23 anos, tendo sido, durante esse período, presidente da Atricon e do Instituto Rui Barbosa.

Por sua passagem pelo TCE-SC, ele foi homenageado por servidores e conselheiros da instituição, bem como pelo Tribunal de Justiça do Estado, que aprovou por unanimidade um voto de agradecimento “pelos inestimáveis servidos prestados ao Estado de Santa Catarina”.

O próprio presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nélson Schaefer Martins, fez questão de comparecer ao TCE-SC dar ciência da homenagem ao conselheiro, que foi definido por ele como “um homem que honrou e dignificou o serviço público catarinense”.

TRAJETÓRIA – O ofício do Tribunal de Justiça que foi entregue ao ex-presidente do TCE-SC destaca “as brilhantes intervenções (do conselheiro) e orientações dadas a este Tribunal, especialmente nas áreas administrativa e financeira, na direção da retidão dos nossos atos, com prontas respostas a consultas, tanto formais quanto informais, assim como sua dedicação, produção intelectual e qualidade técnica em toda trajetória profissional”.

Essas palavras foram endossadas na ocasião pelo procurador-geral de Justiça, Lio Marcos Marin, que também esteve presente à sessão de homenagem ao conselheiro catarinense.

Com a renúncia de Salomão Ribas, assumiu a presidência do TCE-SC, interinamente, o vice-presidente Luiz Roberto Herbst, mas uma nova eleição já foi realizada e o conselheiro Júlio Garcia foi eleito presidente.

PERFIL BIOGRÁFICO – Salomão Ribas Júnior nasceu no dia 24 de abril de 1945 na cidade de Caçador. Antes de se tornar conselheiro do TCE-SC, foi radialista, advogado e político.

Ele é filho de Salomão Antônio Ribas e de Olinda Ribas e bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense em 1972. Como radialista e jornalista provisionado, atuou na imprensa de Santa Catarina como colaborador de jornais, revistas, rádios e TVs.
Como político, fez parte do primeiro escalão de vários governos catarinenses entre 1975 e 1986, ocupando os seguintes cargos: Secretário da Educação (1975 a 1977), Secretário da Casa Civil (1977 a 1979), Consultor Geral do Estado (1979 a 1980), Secretário da Saúde e Promoção Social (interino), Secretário de Imprensa (interino), Secretário da Cultura, Esporte e Turismo (1985 a 1986).

Foi ainda membro do primeiro conselho consultivo da Fundação Catarinense de Cultura, do Conselho Estadual de Cultura (1978 a 1982), do Conselho Estadual de Educação (1977 a 1982) e do Conselho de Tecnologia e Meio Ambiente (1977 a 1979).

Além disso, foi deputado à Assembleia Legislativa em duas legislaturas, tendo presidido a Comissão de Sistematização da Assembleia Estadual Constituinte (1989 a 1990).

Em 1990 renunciou ao mandato para tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Entre 1991 e 1992 foi professor colaborador da ESAG (Escola Superior de Administração e Gerência) que é parte integrante da UDESC (Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina).

É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e desde 1992 é o titular da cadeira 38 da Academia Catarinense de Letras.

PUBLICAÇÕES – Como escritor, além de colaborar com diversos jornais e revistas e de participar de antologias e coletâneas, Salomão Ribas publicou diversos livros, entre os quais A Educação em Debate (1976), O Povo no Poder (1977), Considerações sobre a Reforma Tributária (1983), O Velho da Praia Vermelha e Outros Contos (1993) – obra que serviu de base para o curta-metragem “Perto do Mar” do cineasta Zeca Pires, lançado em fins de 2002 -, Uma Viagem a Hessen (1996), Retratos de Santa Catarina (1998), Corrupção Endêmica – Os Tribunais de Contas e o Combate à Corrupção (2000) e Ética, Governo e Sociedade (2003).

Foi eleito presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina no dia 01 de fevereiro de 2013, para um mandato de dois anos, mas antecipou seu pedido de aposentadoria, que começa a contar a partir desta terça-feira (1º de julho).

Leave a Reply