Conselheiros exaltam trajetória de Salomão Ribas Junior

“Como conselheiro, presidente da Atricon e do Instituto Rui Barbosa, Salomão Ribas soube e sabe temperar, como poucos, conteúdo técnico multidisciplinar com firme serenidade para o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas brasileiros”, disse o presidente do TCE-PE e da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, sobre o pedido de aposentadoria do conselheiro catarinense.

A trajetória de Salomão Ribas também foi elogiada pelo ex-presidente do TCE-RS e da Atricon, conselheiro Victor Faccione, que o definiu como “homem experiente, respeitado por sua postura crítica, mas também conciliadora”, que “contribuiu de forma efetiva para o aperfeiçoamento do controle externo durante suas gestões na presidência do TCE-SC e na Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon)”.

Também ex-presidente da Atricon, o conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT) destacou em Salomão Ribas a cultura, a coragem e a capacidade de liderança. “Os Tribunais de Contas do Brasil receberam dele uma grande contribuição na formulação e execução de políticas institucionais que elevaram a qualidade dos nossos deveres constitucionais de fiscalizar e julgar as contas públicas”, afirmou Antonio Joaquim.

Já o presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, conselheiro Paulo Roberto Alves, disse que o conselheiro catarinense deixa um legado de “seriedade, oratória e liderança” e por isso mesmo fará falta ao sistema de controle externo.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Rio de Janeiro, Thiers Montebello, confessou em depoimento que em seus 21 anos de conselheiro poucas pessoas enriqueceram sua visão de mundo e uma delas foi exatamente Salomão Ribas por suas “posições inteligentes, experientes e seguras”.

Leia, abaixo, a íntegra dos seis depoimentos:

Conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE)

Não há como falar do amigo e sempre conselheiro Salomão Ribas Jr. sem lembrar da etimologia do seu próprio nome, que significa “paz” e “sabedoria”. A história de sua vida, até hoje, é a prova cabal de que ele honrou o nome dado por seu pai, Salomão, e por sua mãe, Olinda.

Em razão desses predicados, transformou-se naturalmente numa das maiores lideranças e uma referência do controle externo brasileiro – como conselheiro, presidente da Atricon e do Instituto Rui Barbosa, dentre outras nobres funções. Como poucos, soube e sabe temperar conteúdo técnico multidisciplinar e firme serenidade para o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas brasileiros. Seu nome já está gravado na mais honrada página da história dos nossos Tribunais, embora tenhamos a plena convicção de que sua cultura e experiência continuarão a nos ajudar a concretizar a definitiva legitimação social de nossas instituições de controle. Em nome da Atricon, deixo registrado o nosso profundo agradecimento.

Conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT)

Salomão é um exemplo perfeito do líder. Por onde passou exerceu este talento com maestria, naturalidade, sem grandes esforços para atuar nesta empreitada de liderar. Transparente, corajoso, dono de uma cultura invejável, seguro de suas convicções, avesso a bajulações, é daqueles que não fazem e nem dizem o que não acreditam.

Os Tribunais de Contas do Brasil receberam dele uma grande contribuição na formulação e execução de políticas institucionais que elevaram a qualidade dos nossos deveres constitucionais de fiscalizar e julgar as contas públicas. Não tenho dúvidas em afirmar que, na presidência da Atricon, ele assumiu posições avançadas, que propiciaram uma transição harmônica na ampliação do foco das atividades da nossa Associação.

Portanto, tenho orgulho de exaltar o meu privilégio de ter vivido este período tão importante, sob a liderança do amigo Salomão.

Conselheiro Thiers Montebello (TCM-RJ)

Algumas pessoas marcaram esses 21 anos que enriqueceram minha visão do mundo, das pessoas, das instituições, e sobretudo da importância dos Tribunais de Contas.

Salomão Ribas é uma delas, com certeza!

Teve uma significativa influência no muito que aprendi fora dos livros, dos textos doutrinários e da própria experiência na judicatura de contas.

Foi no convívio pessoal e nos encontros institucionais que sempre observei atentamente as posições inteligentes, experientes e seguras adotadas por ele.

Conselheiro Paulo Roberto Alves (TCE-RN)

O Conselheiro Salomão Ribas é sem sombra de dúvidas um diferencial no nosso sistema de contas.

Nos quase 14 anos de convivência com ele percebi, facilmente, qualidades inigualáveis como seriedade, oratória e liderança.

Fará muita falta ao nosso controle externo, porém tenho certeza de que ele continuará sempre perto de nós.

Conselheiro Substituto Jaylson Fabianh Lopes Campelo (TCE-PI)

Cheguei a Atricon pelas mãos amigas de Salomão Ribas, com quem aprendi muito e de quem recebi a difícil, mas nobilitante, tarefa de reformulação do nosso estatuto. Uma única exigência me fez: quero uma Atricon para além dos legítimos interesses corporativos, na vanguarda das mudanças que o controle externo necessita.

Acho que todos nós, que fazemos os Tribunais de Contas, somos, de alguma forma, devedores do competente Salomão Ribas.

Parabéns, dileto mestre, por sua exitosa, produtiva e brilhante carreira. Obrigado por tudo, querido amigo.

Conselheiro Victor Faccione (TCE-RS)

A trajetória de vida de Salomão Ribas Júnior é de contribuições ao serviço público. Chegou ao Tribunal de Contas de Santa Catarina após fazer parte do primeiro escalão de vários governos locais e também de exercer, por duas legislaturas, o cargo de deputado estadual.

Homem experiente, respeitado por sua postura crítica, mas também conciliadora, contribuiu de forma efetiva para o aperfeiçoamento do controle externo durante suas gestões na presidência do TCE-SC e na Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon). Priorizou, ao dirigir a Associação, a modernização dos Tribunais de Contas, por meio da continuidade do Promoex, programa levado a cabo quando presidi a Atricon. A cooperação entre órgãos de controle, a criação do Portal Controle Público, que viabilizou uma rede de comunicação entre os Tribunais e o estímulo ao controle social foram algumas de suas principais iniciativas à frente da Atricon.

A modernização do controle externo também norteou sua gestão no Instituto Rui Barbosa, somando-se ao estímulo ao compartilhamento de informações e de tecnologias entre diferentes órgãos para potencializar os instrumentos de fiscalização. Exemplo de vida pública, Salomão Ribas se afasta do Tribunal de Contas com sua aposentadoria, mas fica algo tão importante quanto a presença: o seu exemplo, porque, como já disse Carlos Ayres Britto, “o exemplo é o que fica e o que ilumina”.

Leave a Reply