O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu, na última terça-feira (17), evento que é mais um capítulo no compromisso com a qualidade da educação no âmbito do programa Educa Mais RS. O curso “As Competências Gerais do Diretor de Escola” reuniu mais de 500 gestores. representantes dos 21 municípios atualmente sob mentoria do Centro de Políticas Públicas (CPP) do tribunal.
Na cerimônia de abertura, realizada no Teatro do Sesi do Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, diversas autoridades compartilharam visões sobre o papel da educação. O diretor-geral do TCE-RS, Mauro Carapeços, destacou que “aprender e buscar o aprendizado é um constante processo”. Acrescentou que, ao se pensar nas escolas do Estado “cada uma possui suas particularidades e desafios únicos”. Destacou a evolução do tribunal que, além da função fiscalizadora, desempenha papel orientador fundamental no aprimoramento educacional. “Nossa atuação não se resume a fiscalizar. É nosso dever orientar e colaborar para a melhoria do ensino”, disse Mauro Carapeços.
Já o diretor de Controle e Fiscalização Bruno Londero enfatizou que o TCE-RS “é mais que uma instituição pública, é uma entidade que busca estabelecer conexões e relacionamentos, buscando não apenas criar uma imagem, mas gerar um impacto social tangível”. Elogiou a evolução do ecossistema educacional nos últimos anos e destacou o compromisso do tribunal em colaborar para a melhoria. Londero expressou, ainda, a intenção de pactuar melhorias com os municípios envolvidos no projeto, salientando que o foco atual não é a fiscalização excessiva, mas a busca por caminhos construtivos e eficazes.
O quarto encontro do Educa Mais RS, promovido pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena por meio do Programa de Orientação às Administrações Públicas (PROAP), recebeu apoio do Serviço Social da Indústria (SESI-RS). O superintendente regional do órgão, Juliano Colombo, ressaltou a notável união do Estado em torno da pauta educacional, observando que é a primeira vez que vê o RS tão coeso em relação à educação. Elogiou a iniciativa do TCE-RS, dizendo que o tribunal, conhecido pelo caráter fiscalizador, coloca essa faceta em segundo plano para se concentrar na missão de educação.
O evento, que se estendeu ao longo do dia, concentrou-se no tema essencial das competências de diretores escolares. Palestrantes de destaque compartilharam conhecimentos. Entre os presentes esteve o professor Mozart Ramos, atual titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, representantes da Cátedra, como Filomena Siqueira e Simone André, também palestraram. Ernesto Faria, diretor executivo do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), que teve um papel fundamental no lançamento do Educa Mais RS em julho, também apresentou-se no evento.
Para saber mais sobre o programa, acesse: https://tcers.tc.br/observa-rs/observa-rs-educa-mais-rs/
Fonte: TCE-RS