III CITC: Encontros com o Futuro trazem debates sobre gestão de pessoas, escolas de contas e jurisprudência

Os Encontros com o Futuro, realizados pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), promoverão três eventos simultâneos no dia 28 de novembro para discutir sobre gestão de pessoas, escolas de contas e jurisprudência. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. O Instituto Rui Barbosa é presidido pelo conselheiro Edilberto Pontes, do TCE Ceará.

As atividades dos Encontros com o Futuro fazem parte da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro. Os interessados em participar do Congresso Internacional podem realizar a inscrição, mediante taxa.

O III CITC é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), além do apoio de outros parceiros.

O XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil terá como tema “Relações humanizadas: criando conexões e engajando pessoas”. Já o XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas) vai discutir “As Escolas de Contas no novo cenário da inteligência artificial”. E a temática “Jurisprudência e inovação na era digital” será o eixo central do VIII Jurisprudência e Processos nos Tribunais de Contas (JurisTCs). O hotsite reúne todas as informações sobre os eventos, que serão realizados no Centro de Eventos do Ceará, e fazem parte das comemorações dos 50 anos do IRB.

Gestão de Pessoas
A programação do Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil vai abordar temáticas relevantes e atuais sobre inteligência artificial, liderança, comunicação, motivação e engajamento. O Encontro propõe o intercâmbio de conhecimentos e a aproximação entre os participantes, com o objetivo de aperfeiçoar práticas e políticas implementadas pelos Tribunais de Contas.

Ao longo do dia, serão ministradas palestras com o administrador especializado em Recursos Humanos, Rômulo Rosa; a mestre em Neurocomunicação Juliana Karam; e o mestre em Administração Carlos Sampaio. Destaque também para a apresentação das diretrizes de competências de liderança estabelecidas pelo Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB e a apresentação dos programas e ações da área de gestão de pessoas do TCE Ceará.

O encontro visa, ainda, conectar pessoas não apenas da área de gestão de pessoas, mas também de servidores e líderes de outras áreas interessados nas temáticas abordadas.

Escolas de Contas
O XIV Educontas vai promover o compartilhamento de experiências e boas práticas das unidades de ensino dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais de todo o país. Estão previstas palestras, mesas redondas, sessões temáticas e apresentação de cases.

O Encontro vai discutir o credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC), o projeto Cientista Chefe, as ferramentas digitais, a inteligência artificial, a disciplina eletiva sobre controle social, os desafios da gestão pública e o papel das Escolas de Contas. Entre os palestrantes, a mestre em Educação Guaraciara Barros Leal, o pesquisador doutor Fernando Luiz Abrucio, a secretária de educação do Ceará, Eliana Estrela, a professora doutora Eloisa Vidal e o pós-doutor Raimir Holanda.

Gestores e técnicos das unidades de ensino dos Tribunais de Contas, além de interessados no tema, podem participar.

Jurisprudência e processos

O VIII JurisTCs vai discutir estratégias para o aperfeiçoamento conjunto das Cortes de Contas nacionais, como a implementação e compartilhamento de softwares de jurisprudência, utilização de sistemas de inteligência, criação de informativos e boletins de jurisprudência.

O evento contribui para que as Cortes de Contas organizem e uniformizem a sua jurisprudência, a fim de mantê-la estável ou justificar as suas alterações, bem como garantir a coerência no julgamento de processos e na execução de fiscalizações que realiza.

A programação contará com apresentações, palestras e painéis, com assuntos técnicos, tecnológicos e de boas práticas nos Tribunais. O conselheiro do TCE Ceará Rholden Queiroz será um dos palestrantes.