Escex do TCE-MA realiza curso de Formação de Professores em Educação à Distância

A Escola Superior de Controle Externo (Escex) realiza a partir desta  terça-feira (26) o curso de “Formação de Professores em Educação à Distância”. O objetivo é capacitar servidores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) para atuar como instrutores das atividades realizadas pela Escex, entre elas as que envolvem a qualificação de gestores e servidores públicos para a utilização do Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE). Vinte servidores que já participam de projetos desenvolvidos pela Escex foram selecionados para compor a turma.
Desenvolvido a partir de parceira firmada entre o TCE e a UEMA, por intermédio da Uemanet, o curso terá duração de 14 horas/aula, e acontecerá no Laboratório I da Escex, nos turnos matutino e vespertino. O conteúdo abordará os seguintes temas: introdução ao MOOC (Cursos on line abertos ao mercado), elaboração de fascículos, avaliação para o Ensino à Distância, ambiente virtual de aprendizagem, câmera em ação e práticas de vídeo. Todos voltados para a análise de aspectos conceituais e práticos que estão vinculados ao uso da Educação à Distância como ferramenta pedagógica.
O evento faz parte das estratégias de consolidação da Escex como foco central de produção e de difusão de conhecimento no ambiente organizacional do TCE. Um dos aspectos destacados por William Jobim, diretor da Escex, é o potencial do Ensino à Distância para colaborar efetivamente para o sucesso das iniciativas que venham a ser desenvolvidas pelo TCE no âmbito do controle externo. “Um dos pontos cruciais para o aprimoramento da gestão pública maranhense é o que envolve a qualificação dos gestores e servidores públicos. O TCE tem investido firmemente na sua atuação preventiva e pedagógica e o Ensino à Distância pode colaborar para que as ações realizadas nessa área sejam cada vez mais efetivas”, destaca William Jobim.
SAE – Em fase final de conclusão, o Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE), um dos projetos mais ambiciosos do TCE na área de controle externo, pode se beneficiar intensamente das atividades de qualificação dos servidores promovidas pela Escex.
A entrada em funcionamento do SAE vai exigir que o TCE qualifique um grande número de gestores, servidores públicos, além de técnicos do próprio TCE, para a operação adequada de todas as funcionalidades do sistema. Nesse momento serão realizados curso empregando a metodologia do Ensino à Distância, inclusive com a utilização de servidores que realizaram o atual curso de “Formação de Professores em Educação à Distância”.
A Escex montará um banco de dados com a qualificação dos participantes, estabelecendo áreas pedagógicas nas quais eles estão habilitados a ministrar cursos. Inclusive um dos requisitos para a conclusão do curso ora oferecido pela Escex é que o participante, ao final das disciplinas, elabore um curso para o ambiente de Educação à Distância. O critério funcionará como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e é imprescindível para a obtenção do certificado. Os melhores cursos, selecionados por uma banca de professores da Uema, serão hospedados no ambiente de Educação à Distância da universidade e disponibilizados para que servidores do TCE possam fazê-los. “Queremos, com essa medida, estimular a criatividade de nossos servidores e contribuir para a consolidação de uma cultura da difusão do conhecimento produzido no âmbito do TCE”, afirma William Jobim.
 Serviço:
Curso: “Formação de Professores em Educação à Distância
Onde: Escola Superior de Controle Externo (ESCEX)
Quando: 26.08 a 02.09