Escoex do TCE-MS apresenta balanço anual e ações educacionais para 2013

Presidente Cícero de Souza faz abertura de evento na Escoex

A Escola Superior de Controle Externo (Escoex) divulgou relatório das ações educacionais desenvolvidas em 2012 e apresentou um conjunto de ações educacionais para 2013, que prevê a realização de cursos presenciais e a distância (EAD)para servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) e jurisdicionados e ainda a realização de um Encontro Estadual com prefeitos e presidentes de Câmaras sobre gestão responsável de início de mandato.

Estes assuntos foram debatidos nesta semana em reunião de avaliação de final de ano da instituição, da qual participaram o vice-presidente do TCE/MS e Diretor-Geral da Escoex, conselheiro Iran Coelho das Neves; o coordenador-geral da Escoex, Jorge Oliveira Martins e as equipes das divisões de Capacitação e Pedagógica da Escola Superior de Controle Externo (Escoex).
Na avaliação com o conselheiro Iran Coelho das Neves, o balanço de realizações é positivo e revela grande diversidade de ações por parte da Escola. Segundo ele, a Escoex não se restringiu a realizar cursos para os servidores do TCE/MS e tomou a iniciativa de desenvolver e estruturar projetos voltados aos jurisdicionados, como o de Educação a Distância que começam a ser realizados em 2013 e firmou parceria com diversas instituições.
De acordo com o balanço, em 2012 foram realizados 12 cursos presenciais, 04 palestras com enfoque na alimentação saudável e qualidade de vida do servidor, 01 curso de Tutoria em Educação a distância. Foi desenvolvida ainda a plataforma moodle com Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e firmadas parcerias com o Conselho Regional de Contabilidade de MS, Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Justiça do Estado de MS – EJUD.
O Catálogo de Ações Educacionais da Escoex para 2013 propõe cursos selecionados a partir de dados coletados nas pesquisas de clima organizacional e necessidades de capacitação e/ou aperfeiçoamento realizadas Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) visando atender as necessidades reais dos servidores com cursos específicos em cada área de atuação do TCE/MS, num total de 58 cursos presenciais previstos.
 
Segundo o conselheiro Iran Coelho, a Escoex programou a realização do Encontro Estadual com prefeitos e presidentes de Câmaras sobre Gestão Responsável de Início de Mandato. O Encontro acontece na 1ª quinzena de março com várias palestras direcionadas a orientar os gestores públicos municipais acerca das condutas a serem adotadas, especialmente as estabelecidas na LRF. Serão abordadas também as atribuições do Tribunal de Contas, perante aos jurisdicionados.
 
De acordo com Jorge Martins em sua proposta pedagógica para 2013, a Escoex propõe ainda a implantação do projeto intitulado INOVAGESTÃO, cujo objetivo é a construção de uma rede para realização de cursos abertos e extensivos aos agentes públicos de todos os órgãos jurisdicionados do TCE-MS. O projeto abre perspectivas para mais 26 cursos na modalidade a distância (EAD),com intuito de atender, em tempo real, um número expressivo de servidores e jurisdicionados, “prezando pela mesma qualidade de um curso presencial”, explica.

Leave a Reply