Grupo do TCE-PB faz visita técnica ao Tribunal de Contas Pernambucano

Uma comitiva do Tribunal de Contas da Paraíba fez visita técnica ao TC pernambucano,na quinta-feira(27), a fim de conhecer como funciona o sistema de tramitação de processos.

O conselheiro e vice-presidente do TCE-PB, Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, estava acompanhado pelo auditor substituto Renato Sérgio Santiago Melo e o secretário do Pleno, Osório Adroaldo Ribeiro de Almeida.

Eles assistiram à sessão do Pleno porque estavam particularmente interessados em conhecer o funcionamento do sistema de “voto em lista”, que torna as sessões mais ágeis e menos burocráticas.

“Lá no nosso Tribunal as sessões do Pleno começam às 9h e muitas vezes se prolongam até as 17h. Viemos conhecer como funciona o ‘voto em lista’ de vocês porque isso pode abreviar muito o nosso trabalho”, declarou Osório Almeida.

Por esse sistema, que já está em vigor no TCE há quase um ano, o conselheiro relator do processo não mais lê o relatório técnico nem a íntegra do voto nas sessões. Ele o disponibiliza para os outros conselheiros com antecedência e à medida que for sendo chamado para relatar anuncia apenas como foi o seu voto: pela rejeição das contas, pela aprovação, pelo arquivamento, etc.

A presidente Teresa Duere deu as boas vindas à comitiva e convidou o vice-presidente do TCE-PB Fábio Nogueira para ter assento no colegiado.

Fonte: Gerencia de Jornalismo (TCE-PE)

Leave a Reply