Ibraop destaca aprimoramento da auditoria do Controle Externo em palestra no TCE-BA

O conselheiro vice-presidente Inaldo da Paixão Santos Araújo, o conselheiro Pedro Henrique Lino, engenheiros, arquitetos, auditores e técnicos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia ouviram, atentamente, na manhã de terça-feira, dia 16 de outubro, no Plenário Cons. Lafayette Pondé, palestra dos engenheiros Pedro Paulo Piovesan de Farias e Pedro Jorge Rocha de Oliveira, presidente e vice-presidente, respectivamente, do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas sobre a atuação do Ibraop, “o papel que ele encontra no cenário nacional no que diz respeito a Obras Públicas”, disse Pedro Paulo.

“Nós temos observado que existe a necessidade de atuar não só na padronização de um aprimoramento da auditoria de Controle Externo, mas também trabalhar no outro lado, orientando a gestão de Obras Públicas para se possa ter obras melhores, estrutura melhor, planejamento de longo prazo, planejamento profissional”, resaltou o presidente do Ibraop. Para o conselheiro Inaldo da Paixão, que representou o conselheiro presidente Zilton Rocha no evento, “a área de obras é de muito maior risco do que gasto com pessoal. Daí porque os Tribunais de Contas precisam dar uma atenção toda especial no que se refere a auditar este tipo de gasto que envolve obras públicas”, afirmou.

De acordo com o site www.ibraop.org.br, “o Ibraop surgiu da necessidade constatada pelos participantes dos Simpósios Nacionais de Auditoria de Obras Públicas (Sinaops) em dar conseqüência aos assuntos discutidos nesses encontros e para congregar os profissionais que atuam no controle externo e interno de obras públicas, em todo o País, tendo como principal objetivo o aprimoramento técnico métodos e procedimentos de auditoria e controle de obras e serviços de engenharia”.

“Após sua criação, em 2000, no V Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, passou a ser o organizador deste importante evento nacional, em conjunto com os Tribunais de Contas brasileiros. Como evolução de suas atividades passou a realizar os Encontros Técnicos Nacionais, que são eventos que desenvolvem atividades preparatórias aos Sinaops e aprofundam a discussão de um tema específico, visando apoiar o estabelecimento das metodologias, dos padrões e dos critérios próprios à auditoria de obras públicas que são objeto de seu estatuto”.

 DEPOIMENTOS

“A gente encontra aqui no TCE-BA uma referência na área de Controle Externo e, agora também, um apoio para esse trabalho de aprimoramento dos nossos procedimentos de auditoria. Em especial, nós estamos falando também do lançamento de um projeto idealizado pelo Instituto Rui Barbosa em parceria com o Ibraop de se promover uma meilorização de procedimentos em auditorias de obras públicas contando com a experiência do maior número de Tribunais de Contas possível. Então, esse é o projeto da vez”.

Pedro Paulo Piovesan de Farias, presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop)

 

“O objetivo do evento foi mostrar ao Tribunal o trabalho que o Ibraop faz por causa do convênio realizado entre o TCE-BA e o Ibraop, aproveitando o gancho do convênio realizado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) para a elaboração de procedimentos, sugestões de unificação desses procedimentos para o Brasil todo, num convênio entre o IRB e o Ibraop. Esse foi o motivador que fez com que a Superintendência Técnica (Sutec) troxesse para a Bahia para que o presidente do Ibraop e o IRB explicassem o convênio. Esse foi o motivador principal. Também foi muito importante a presença do conselheiro vice-presidente Inaldo da Paixão e do conselheiro Pedro Lino porque, dessa forma, o Pleno toma conhecimento sobre o trabalho do Ibraop”.

Heinz Ulrich Ruther, engenheiro e analista de Controle Externo do TCE-BA

Leave a Reply