Palestra magna dos Encontros com o Futuro apresenta histórico e evolução da inteligência artificial 

“Estamos vivendo a história da inteligência artificial e esse evento tem muito a contribuir com o assunto”. Foi com essa reflexão que o professor Vasco Furtado iniciou a palestra magna dos Encontros com o Futuro, com base na temática “Inteligência Artificial (IA) e os Tribunais de Contas”. Ele começou a exposição apresentando uma linha do tempo do desenvolvimento da IA, que perpassou pelo nascimento da computação, de jogos eletrônicos, do Google e de outras plataformas tecnológicas. 

Segundo o especialista, “a inteligência artificial está na nossa infância. Essas atualizações frequentes da tecnologia nos mostram que tudo permanecerá crescendo muito rápido. É possível perceber que a principal característica desta ferramenta é possuir altos e baixos, porém ela está em ascensão, com constante tendência de subida. Todas as empresas precisam acompanhar essas evoluções, especialmente instituições públicas”, assegurou. 

A palestra permitiu aos participantes interações com a inteligência artificial, a partir de exercícios práticos realizados pelo palestrante. Furtado expôs a aplicação de geração de conteúdos de imagem e som por meio da IA, com exemplos reais dessa possibilidade. ChatGPT, Amplos Modelos de Linguagem (LLM) e Assistentes Virtuais Inteligentes baseados em IA generativa foram alguns dos conceitos tratados durante a palestra. 

“Tal como a energia elétrica, que não só substituiu a vela, a IA não vai somente complementar o Google. Ela vai habilitar inovações inimagináveis”, evidenciou o professor na apresentação, que indicou, ainda, a inteligência artificial no apoio a auditoria de Demonstrações Financeiras, que “permitem as verificações de conformidade e veracidade”, disse o profissional. 

A discussão sobre inteligência artificial deu início à programação de três eventos simultâneos: XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas); XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil; e o VIII Encontro Técnico de Jurisprudência e Processos nos Tribunais de Contas (JurisTCs).

O Congresso

O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.

Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.

O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.

O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Texto: Michele Mesquita
Edição: Vinicius Appel
Foto: Leonardo Maia