Métodos Quantitativos é a denominação do segundo módulo do Curso de Auditoria Operacional Avançada que está sendo realizado na Sala de Treinamento do Ceice, de 10 a 14 de setembro, com carga horária de 40 horas/aula. Participam 34 auditores, sendo 28 do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, dois do TCE-PE, dois do TCE-TO, um do TCE-SC e outro do TCE-AM. O evento é mais uma ação de capacitação no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Auditoria Subnacional Brasileira (PROFORT), financiado com recursos oriundos de doação realizada ao TCE-BA pelo Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD) e Instituto de Desenvolvimento Institucional (IDF).
São objetivos específicos do módulo: incorporar às práticas auditoriais correntes enfoques e metodologias com ênfase em métodos quantitativos, viabilizar a utilização de métodos quantitativos nas avaliações de políticas públicas e programas governamentais, proporcionar aos treinandos o desenvolvimento de expertise para a avaliação de políticas públicas e programas governamentais, ampliar os benefícios até então alcaçados no desenvolvimento da Auditoria Operaciona, e contribuir para o fortalecimento da atuação dos Tribunais de Contas subnacionais.
Para o consultor Adriano Leal Bruni, “este módulo fornece ferramentas quantitativas da estatística aplicadas à Auditoria Operacional” e explicou que, ao longo do curso, “nós discutiremos uma série de conceitos, ferramentas e aplicações e, à medida que o curso for avançando, nós desenvolveremos aplicações práticas no âmbito do Tribunal de Contas analisando bases de dados de Auditoria Operacional para que o auditor tenha um domínio mais amplo de técnicas quantitativas para poder desempenhar o seu papel”. O professor Adriano Bruni disse ainda que o aprendizado da turma tem sido muito bom. “Esperamos que a capacitação faça com que auditorias mais robustas e de melhor qualidade possam ser feitas”, afirmou.
Adriano Leal Bruni é doutor e mestre em Administração, professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Salvador (UNIFACS), e pesquisador com livros publicados na área de Métodos Quantitativos.