Ministro Benjamin Zymler abre debate sobre contratações públicas de TI

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, abriu nesta quinta-feia (27) o encontro promovido pelo tribunal com o setor privado de tecnologia da informação (TI) para discutir as contratações públicas de TI. “A legislação não tem a plasticidade necessária para acompanhar a rapidez da evolução da área de TI, portanto aposto muito nesse diálogo da administração pública com o setor privado”, afirmou.

O objetivo do evento é mostrar as novas visões jurídicas ao mercado fornecedor de TI para contratação pública na área, com o intuito de esclarecer dúvidas do mercado, reduzir a frequência de recursos sobre temas já pacificados, melhorar a qualidade das propostas comerciais em licitações públicas e demonstrar os resultados da execução dos contratos firmados.

O presidente da Federação Nacional de Informática, Márcio Barroso, apontou que o Brasil gasta cerca de U$22,6 bilhões por ano em softwares, produtos e serviços de TI, sendo que 70% dos softwares são adquiridos de somente 10 empresas, a maioria estrangeira. De acordo com ele, “existe um desequilíbrio entre o que se produz aqui e o que se compra de fora do país com royalties, por isso, essa parceria entre o público e o privado é uma parceria também para o desenvolvimento do país.”

Para o gerente executivo de Políticas Públicas do Instituto Ethos, Caio Magri, o diálogo com o estado aperfeiçoa ações de integridade e transparência das políticas públicas, o que é fundamental para o avanço nos marcos regulatórios e para o desenvolvimento do país. “O setor de TI é estratégico para o governo. Ele possibilita, por exemplo, a lei de transparência e o governo de dados abertos”, apontou.

Também participaram da mesa de abertura o ministro-substituto do TCU Augusto Sherman, o idealizador do evento e dirigente da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU (Sefti), Cláudio Souza Castello Branco, além de outras autoridades do setor.
O evento está sendo realizado no auditório da Universidade dos Correios, em Brasília, e vai até amanhã.

Serviço:
Evento: “Encontro com o Mercado Privado de TI: Contratações Públicas de TI”
Data: 27 e 28 de setembro
Local: Auditório da Unicorreios, localizado no Setor de Clubes Esportivos Norte (SCEN), quadra 6, avenida L4 Norte, em Brasília/DF.

Clique aqui e acesse a programação do evento

Imprensa não necessita de credenciamento prévio.
Secom – CA e NG
Tel: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Leave a Reply