Pautado pela modernidade, eficiência e efetividade, o 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas inaugura sua programação na manhã desta quarta-feira (21), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O avanço do controle externo será debatido por profissionais de todo o país até a sexta-feira (23).
Fruto de parceria entre Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o encontro traz uma retomada histórica das Cortes de Contas, além de palestras sobre consensualismo na gestão pública e sobre a atuação dos tribunais, com foco econômico e motivacional.
Ao longo de três dias também serão apresentadas 70 boas práticas desenvolvidas por cortes de contas brasileiras. Os casos de sucesso foram identificados no Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) de 2022, que catalogou, no total, 92 projetos que serão amplamente divulgados em ações nacionais de comunicação da Atricon. Clique aqui e confira a programação.
Tendo em vista o aprimoramento do Sistema de Controle Externo, a programação conta ainda com ciclo de debates do MMDTC, reuniões do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Na ocasião, a Atricon também lançará o projeto de elaboração do Planejamento Estratégico para o ciclo 2024/2029, que será oficializado pelo presidente da Associação e conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola.
O Laboratório
Iniciativa do TCE-MT em 2018, o Laboratório de Boas Práticas foi incorporado pela Atricon às agendas nacionais e tem por intuito ampliar o conhecimento e networking sobre tendências, técnicas, tecnologias e soluções voltadas à construção de tribunais de contas cada vez mais modernos e efetivos.
O evento será realizado com o apoio da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC) e terá como público-alvo membros e servidores dos Tribunais de Contas, especialmente lideranças de controle externo.
Clique aqui para se inscrever.
Fonte: TCE-MT