Primeira reunião de diretoria da Atricon delibera sobre temas importantes

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) realizou, nesta segunda-feira (11), na sede do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), em Florianópolis, a primeira reunião de diretoria da gestão 2024-2025 da entidade. O encontro, que ocorreu em formato telepresencial, foi dividido em dois turnos e abordou diversos temas importantes para o futuro da Associação.

A abertura da reunião foi feita pelo presidente do TCE-SC, conselheiro Herneus De Nadal, que destacou o papel da Atricon na evolução do Sistema Tribunais de Contas do Brasil. “Neste processo de aperfeiçoamento, a Atricon sempre se fez presente, contribuindo de forma decisiva na busca de soluções, do diálogo e da harmonia com outros órgãos e Poderes, para viabilizar o nosso trabalho”, ressaltou. 

Ainda na abertura, o presidente da Atricon, Edilson Silva, destacou os principais pontos da pauta da reunião. “Aqui estamos, o Brasil todo reunido, para tratarmos de temas extremamente importantes e relevantes para o controle externo e que têm a ver com a transversalidade do sistema”, comentou.

A estratégia proposta para a gestão 2024-2025 foi o primeiro item da pauta, apresentada pelo conselheiro Valter Albano (TCE-MT), que destacou a importância do alinhamento dos projetos e atividades da Atricon com o plano estratégico aprovado em 2023. Para ele, “isso garante que estejamos todos trabalhando na mesma direção, com foco nos objetivos comuns estabelecidos pela Associação e em alinhamento com os pilares da unidade, continuidade, integridade e inovação”. Ao final da exposição, foram aprovados os direcionadores estratégicos dos projetos e atividades da Atricon e a instituição dos Comitês Estratégicos de Controle Externo e de Gestão, os quais exercerão as funções consultiva e deliberativa em assuntos estratégicos da gestão, respeitadas as competências da Direção.

Na sequência, o vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon e coordenador-geral do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), conselheiro Carlos Ranna, apresentou o instrumento, que passou por ampla  revisão em seus indicadores e nas competências estabelecidas no Manual de Procedimentos. Durante a exposição, também foi apresentado pela Secretária Executiva Risodalva Castro o cronograma do MMD-TC para 2024, que inclui um treinamento a ser realizado entre os dias 13 e 15 de maio no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP).

>> Confira a galeria de imagens da reunião.

Tarde foi de amplo debate

As atividades da tarde foram abertas com uma fala do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e diretor de Relações Internacionais da Atricon, conselheiro Marco Peixoto. Na ocasião, foi feito o convite para a 29ª Jornada Internacional de Direito (JID), que será realizada no mês de junho, no Palácio dos Festivais, em Gramado (RS).

Após o convite, a reunião teve sequência com a apresentação de detalhes sobre o ciclo de 2024 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Na ocasião, foram apresentadas propostas detalhadas acerca do alinhamento estratégico, dos direcionadores estratégicos e do cronograma do programa, que inclui um treinamento, que ocorrerá entre esta terça-feira (12) e a quinta-feira (14), no TCE-SC. Após debate, as propostas foram aprovadas pela diretoria.

Encerrada a deliberação acerca do PNTP, o vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, falou sobre Acordos de Cooperação Técnica (ACT) firmados com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com o Banco do Brasil e com o Tribunal de Contas da União (TCU), quando destacou a importância da adesão dos Tribunais de Contas.

Após a exposição, outros temas foram tratados, como a possibilidade de disponibilização de um plano de saúde para os associados da Atricon, cuja viabilidade será avaliada por uma comissão a ser ainda instituída para esse fim.

Ao final da reunião, os presentes foram atualizados acerca do andamento de ações judiciais e processos legislativos de interesse da entidade. 

Homenagem

O ex-presidente da Atricon Salomão Ribas Junior foi homenageado, durante a reunião, com um pin confeccionado especificamente para ex-presidentes da entidade. Em fevereiro, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao controle externo e à administração pública brasileira, o conselheiro aposentado recebeu a comenda “Colar do Mérito Ministro Miguel Seabra Fagundes”.