A Rede Nacional Primeira Infância trabalha na articulação e mobilização de diversas instituições e pessoas para garantir os direitos dos primeiros seis anos de vida das crianças, período fundamental para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais.
Com uma ampla participação de organizações da sociedade civil, governo, setor privado, academia e outros, a rede promove a defesa destes direitos sem discriminação. Na última semana, foram abertas as inscrições para o Curso de Formação Continuada e Atualização em Primeira Infância e Equidade Étnico-Racial.
As aulas serão na modalidade à distância e os interessados podem se inscrever até o dia 29 de fevereiro. Haverá prioridade para participantes de estados do Norte e Nordeste, além de pessoas com diversidade de experiências e trajetórias profissionais e políticas.
A Rede Nacional foi lançada em 2007 com cerca de dez organizações. Hoje, são mais de 270 em todo o Brasil. Suas principais contribuições incluem a elaboração e acompanhamento do Plano Nacional pela Primeira Infância e do Observa: o Observatório do Marco Legal da Primeira Infância.
Além disso, nos últimos anos, o coletivo tem trabalhado para sensibilizar os municípios brasileiros na elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância, fornecendo ferramentas como guias orientativos.
Para realizar a pré-inscrição no curso, basta acessar www.primeirainfancia.org.br