Relançamento da plataforma do Portal da Transparência do TCE-RR

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) relançou o seu Portal da Transparência no início de março. Com interface mais intuitiva e aprimorada, esse é um passo significativo em direção à acessibilidade e clareza das informações. Lançado originalmente em outubro de 2023, e sendo constantemente aperfeiçoado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DITIN), em sua última versão, o Portal da Transparência do TCE-RR disponibiliza acesso a todos os tipos de serviços prestados pela Corte de Contas à população, imprensa, servidores e jurisdicionados.

A principal mudança é a reformulação do design, mais moderno, responsivo e funcional. Agora a plataforma oferece facilidade de navegação na busca de informações sobre os resultados da atuação do órgão, como disponibilização da pauta das sessões, decisões e acórdãos e listas de responsabilizações públicas, a exemplo da relação de gestores com contas julgadas irregulares ou inabilitados para cargos públicos.

Na página, o cidadão tem acesso fácil e compreensível à estrutura organizacional, receitas e despesas, gastos com diárias, prestações de contas e relatórios de atividades da instituição, além da possibilidade de realizar consultas a partir de filtros de busca, gerar gráficos estatísticos das despesas, além de baixar relatórios, arquivos e resultados das consultas.

Outro destaque são os links rápidos na página inicial para solicitação de acesso a informações diretamente à Ouvidoria do TCE-RR e ao maior portal de acesso a informações públicas do Brasil, o Radar da Transparência Pública.

SELO PRATA
O Portal da Transparência agora está em total conformidade com os requisitos estabelecidos pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), o que resultou na obtenção do Selo Prata de Qualidade em Transparência recebido em 2023 pelo TCE-RR.

Quando um órgão viabiliza a participação do cidadão, incentivando a fiscalização e o controle social, que mostra como o dinheiro arrecadado com impostos é gasto pelo órgão, esse reconhecimento não apenas valida os esforços da gestão em promover a transparência como também aumenta a confiança da sociedade na instituição.