Sistema Informatizado da Ouvidoria do TCE Ceará reduz tempo de resposta à sociedade

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, numa ação de Transparência Ativa, tem dado, cada vez mais, celeridade ao atendimento dos usuários externos, com esclarecimentos de dúvidas, reduzindo o tempo médio de devolutivas à sociedade.

Os servidores e colaboradores do setor ‘se apropriam’ de cada resposta advinda das áreas técnicas e, nas situações com demandas semelhantes, a Ouvidoria se empodera do conteúdo, procede com os ajustes, adequações ao caso concreto e efetua as respostas aos usuários.

De acordo com o Sistema Informatizado da Ouvidoria, do total de manifestações recebidas em 2019, o setor respondeu por aproximadamente 55% de demandas, sem a necessidade de envio às áreas internas do Tribunal. No biênio seguinte houve uma evolução significativa: em 2020 e 2021 esse desempenho subiu para uma média de 79% de respostas ofertadas no âmbito da própria unidade.

“Estes percentuais indicam um engajamento muito intenso, discussões diárias entre os membros do setor para alinhamento de devolutivas e a estruturação de um banco de respostas, o que permite a visita permanente a este repositório por parte de todos os servidores e colaboradores da equipe”, destaca o assessor administrativo da Ouvidoria, Virgílio Freire.

O tempo médio para solução no âmbito da Ouvidoria gira em torno de 0,82 dia (menos de um dia) enquanto que, quando da dependência de áreas internas, o prazo médio é de aproximadamente três dias. Os envios prevalecem para a área de Secretaria de Tecnologia da Informação, para busca de soluções de acesso aos sistemas corporativos ou disponibilidade de documentos em ambientes virtuais.

“Os louvores são rendidos à equipe muito bem integrada e a relação harmoniosa e profícua com as áreas internas, o que viabiliza respostas consistentes e que alimentam o banco de informações constante no ambiente virtual da unidade”, finaliza Virgílio Freire.

Canais de atendimento a distância da Ouvidoria:

Portal: www.tce.ce.gov.br/ouvidoria
E-mail: [email protected]
Telefones: (85) 3212-2222 / 3488.4817 / 0800 079 6666
Saiba mais em https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4739-sistema-informatizado-da-ouvidoria-do-tce-ceara-reduz-tempo-de-resposta-a-sociedade