O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), por meio do Núcleo Integrado de Trabalho voltado à Primeira Infância, acompanhou, na última segunda-feira (13), a abertura da Semana da Primeira Infância Quilombola, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, em continuidade às ações do Pacto Nacional e Estadual pela Primeira Infância, no município de União dos Palmares.
O evento, que acontece até o próximo dia 18/11, é uma ação inovadora que busca promover a diversidade étnico-racial das crianças na primeira infância e suas famílias e comunidades, garantindo os direitos previstos no Marco Legal da Primeira Infância.
Para a conselheira do TCE-AL, Renata Calheiros, representante da instituição para assuntos da Primeira Infância, a iniciativa, apoiada pelo TCE-AL, fortalece a garantia de direitos e os cuidados às crianças nesta fase tão importante da vida, sobretudo àquelas que vivem em situação mais vulnerável.
“O evento traz uma programação diversa construída em diálogo com várias instituições, que vai desde os direitos das crianças e suas famílias até serviços de saúde e prevenção de violência doméstica. Com isso, alcançamos uma parcela da população que de fato precisa de um olhar mais atento. Sem dúvida, será uma semana enriquecedora para toda a rede que trabalha em prol da primeira infância”, pontuou a conselheira Renata Calheiros.
O presidente da Rede Primeira Infância de Alagoas, Dr. Claudio Soriano, disse que este é um momento de dar visibilidade e de trabalhar para garantir mais equidade, sobretudo para as crianças quilombolas. “Precisamos estar juntos das populações mais vulneráveis e este evento, que une CNJ, TCE, TJ, Defensoria e tantas outras instituições é de extrema importância para superarmos as dificuldades e desigualdades”, enfatizou.
GALERIA
Fonte: TCE-AL