As aulas presencias da especialização em “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities)”, realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Tribunal de Contas do Ceará, têm retorno agendado para a quinta-feira (21/10) com a oferta da disciplina Participação social: Processo Legislativo.
O conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Eduardo Tuma, e Luiz Fernando Pires Machado, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal, ministrarão as aulas da disciplina, que seguem na sexta-feira (22/10). As aulas serão realizadas no Plenário do Edifício 5 de Outubro, da Corte de Contas do Ceará.
Conforme a coordenadora da Especialização, professora doutora Ana Carla Bliacheriene, com a melhora dos indicadores da pandemia de Covid-19, o TCE Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC) e a Universidade de São Paulo (USP) retomarão as atividades presenciais neste final de outubro. “Nessa reta final, serão ministradas três disciplinas, duas teóricas e uma de análise de projetos. Os projetos de conclusão de curso privilegiarão a solução de problemas reais das cidades, por meio de soluções inovadoras. Em dezembro de 2021, inicia-se a orientação do TCC para a defesa no primeiro semestre de 2022.”, explicou Ana Carla.
De acordo com a diretora executiva do IPC, Hilária Barreto, o retorno das aulas presenciais será realizado de forma responsável, obedecendo todas as regras de saúde, presentes nas normas do estado do Ceará e do próprio Tribunal.
Em novembro, haverá a oferta das disciplinas “Novas tecnologias e Políticas Públicas Universais” (4 e 5/11) e “Seminários de Disseminação de Estudos e Pesquisa” (17, 18 e 19/11). Além disso, está prevista solenidade de encerramento da Especialização no mesmo mês.
Coordenado pela Escola de Contas do TCE Ceará, IPC, e pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), o curso tem a frente os professores doutores da USP, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo.